Rio de Janeiro

imunização

Rio libera vacina da gripe para todos os públicos a partir desta sexta-feira (5)

Segundo o painel epidemiológico, apenas 11% das crianças e 30% dos idosos tomaram o imunizante

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Dia D de vacinação acontece no próximo sábado (6) com objetivo de imunizar 90% dos grupos prioritários
Dia D de vacinação acontece no próximo sábado (6) com objetivo de imunizar 90% dos grupos prioritários - Flickr

A partir desta sexta-feira (5), todas as pessoas com seis meses ou mais, independentemente de terem ou não comorbidades, podem se vacinar contra a gripe na cidade do Rio de Janeiro. Antes, a dose anual contra o vírus influenza era destinada apenas a grupos prioritários.

Leia mais: 

Segundo o painel epidemiológico, a adesão à campanha está baixa. Apenas 11% das crianças e 30% dos idosos tomaram o imunizante. Entre gestantes e puérperas, a cobertura é de 14% e 12%, respectivamente. Pouco mais de 610 mil doses foram aplicadas.

Para reverter esse quadro, a Secretaria Municipal de Saúde vai promover o dia D de vacinação contra a gripe no próximo sábado (6). Mais de 500 pontos de imunização vão participar da campanha. Além de unidades primárias de saúde, locais como associações de moradores, igrejas, shoppings, escolas e praças serão pontos de vacinação. Confira a lista completa de locais no site.

Iniciada em 10 de abril, a campanha vai até 31 de maio e tem como objetivo alcançar cobertura de 90% dos grupos prioritários, o que corresponde a cerca de 2 milhões de pessoas na cidade.

A imunização contra a gripe é segura e fundamental para prevenir complicações, internações e mortes decorrentes das infecções mais severas causadas pelo vírus da influenza nos grupos mais suscetíveis.

Além do Dia D, a vacina contra a gripe está disponível de segunda a sábado nas 237 unidades de Atenção Primária e, de domingo a domingo, no Super Centro Carioca de Vacinação (SCCV), das 8h às 22h, em Botafogo, na zona sul.

A unidade referência em vacinação aplicou cerca de 20 mil doses (entre vacinas de rotina, contra a covid e influenza) entre fevereiro e abril deste ano. O SCCV funciona diariamente das 8h às 22h e também oferece drive-thru para atender idosos e pessoas com mobilidade reduzida.

Edição: Clívia Mesquita