Rio de Janeiro

CRIME E FÉ

Fórum Grita Baixada promove o debate "Traficantes Neopentecostais, Religião e Periferias"

Reunião aberta no Centro de Formação de Lideranças (Cenfor), em Nova Iguaçu, será na próxima segunda-feira

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Debate "Traficantes neopentecostais, Religião e Periferias" terá acesso gratuito, sem necessidade de inscrição - Divulgação/Polícia Federal

O Fórum Grita Baixada promoverá na próxima segunda-feira (8), de 9h às 12h, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, a reunião aberta com o tema "Traficantes neopentecostais, Religião e Periferias".

Leia mais: Documentário expõe relações entre tráfico, milícias e intolerância religiosa nas periferias

Participam do encontro Viviane Costa Marques, que é historiadora, teóloga, pastora pentecostal, mestre em ciências da religião, pesquisadora das relações entre religião e violências nas periferias do Rio de Janeiro no Instituto de Estudos da Religião (Iser) e acaba de lançar o livro "Traficantes Evangélicos, quem são e a quem servem os novos bandidos de Deus".

Também vai compor a mesa de debate Doné Conceição D´Lissá, sacerdotisa do Kwê Cejá Gbé, Unidade Territorial de Matriz Africana, Djeje Mahin, psicóloga, bacharel em Direito, doutora honoris causa, mestranda de Memória Social pela UFRJ/ Unirio, conselheira municipal de cultura de Duque de Caxias, presidenta da Câmara Popular de Vereadores de Duque de Caxias, membro da Renafro Baixada.

Outro participante da reunião será Wildson França, que é ator, empreendedor cultural, palhaço, ex-conselheiro estadual de Cultura representante da Baixada Fluminense e membro do Ilê Egbé Omi Oxum, em Mesquita.

Os chamados “traficantes de Jesus” englobam facções criminosas que se uniram a milicianos recém-convertidos das igrejas neopentecostais e formaram o chamado “Complexo de Israel”, conjunto de favelas dominadas pelo tráfico. O uso da simbologia do Estado de Israel é justificado porque, para algumas das correntes das igrejas neopentecostais, a criação de Israel foi um sinal da volta de Jesus Cristo e a confirmação de promessas bíblicas do Antigo Testamento. 

Serviço

Debate "Traficantes neopentecostais, Religião e Periferias"

Quando: 8 de maio (segunda-feira), das 9h às 12h

Onde: Cenfor (Centro de Formação de Lideranças), Rua Dom Adriano Hipólito, 8 - Moquetá, Nova Iguaçu (ao lado do Sesc).

Evento gratuito sem necessidade de inscrição

Edição: Eduardo Miranda