Rio Grande do Sul

CULTURA NEGRA

Museu do Percurso do Negro de Porto Alegre convida para caminhada visitando narrativas negras

Passeio guiado inicia no Bará do Mercado Público no Centro Histórico na manhã do dia 13 de maio

Brasil de Fato | Porto Alegre |
A atividade é organizada pela Associação Negra de Cultura, em parceria com a plataforma de afroturismo Guia Negro - Reprodução

O Museu do Percurso do Negro de Porto Alegre é um passeio guiado, que percorre as histórias com narrativas negras da capital gaúcha. A atividade é organizada pela Associação Negra de Cultura, em parceria com a plataforma de afroturismo Guia Negro.

Em 2023, a atividade acontece no dia 13 de maio, começando pelo Mercado Público, no Centro Histórico, às 9h. Os interessados podem adquirir os ingressos pela internet.

A data é a mesma em que se recorda o dia em que foi assinada a Lei Áurea, em 1888. Por muito tempo, a memória do dia omitiu o protagonismo da luta e da resistência negra contra a escravidão. Para muitos, o fim da escravidão iniciou um período de "abolição inconclusa", por não permitir condições de inserção social para este segmento da população, tampouco contemplando reparações históricas devido ao período de escravidão.

Dessa forma, segundo o Guia Negro, o Museu do Percurso do Negro de Porto Alegre conta um pouco da história do negro na capital gaúcha, desconstruindo a sua invisibilidade e recordando a memória dessa população na cidade.

:: 13 de maio: obras para entender a abolição inconclusa do Brasil ::

Há destaque para os locais no Centro onde funcionaram o pelourinho, a forca e o porto onde chegavam as pessoas escravizadas na cidade. Além dos movimentos negros, como os clubes e os times de futebol, e a participação das pessoas negras na Revolução Farroupilha.

A experiência turística fará parte de uma ação nacional, que terá caminhadas negras em diversas cidades brasileiras, no dia 13 de maio de 2023.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Katia Marko