Pernambuco

REFORÇO

Saiba como e onde tomar a vacina bivalente contra covid-19 no Recife

A partir desta quarta (26) o imunizante está disponível para maiores de 18 anos em todo o Brasil

Brasil de Fato | Recife (PE) |
A vacina bivalente vale para pessoas que já tiverem recebido duas doses de vacinas monovalentes - Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira (24) que toda a população acima de 18 anos de idade já pode tomar a vacina bivalente contra a covid-19. 

Na capital pernambucana, o imunizante começa a ser distribuído a partir desta quarta (26), de acordo com as informações veiculadas nas redes sociais da Prefeitura da Cidade do Recife. O reforço pode ser administrado em qualquer pessoa que tenha recebido pelo menos duas doses de vacinas monovalentes e ter recebido a última dose há, pelo menos, quatro meses.

Leia: Após dois meses nos postos, apenas 17% do público esperado tomou a vacina bivalente

A imunização acontece nas mais de 150 salas de vacina da cidade, por demanda espontânea e nos cinco Centros de Vacinação espalhados pela capital, mediante agendamento no aplicativo do Conecta Recife - agendamento disponível a partir das 18h desta terça (25). 

No dia agendado para a vacinação, é preciso apresentar documento de identificação, além de um comprovante de que já completou o ciclo vacinal, para agilizar o atendimento. Serão aceitos tanto o cartão de vacinação como o Certificado Digital de Vacinação, disponível no Conecta Recife. Quem concluiu o esquema em outra cidade, também deverá apresentar um comprovante de residência e um documento que comprove a idade ou condição.


Grupos prioritários devem continuar sendo imunizados / Foto: Patrícia Coelho / SMS / PMPA

Os Centros de Vacinação instalados nos shoppings Recife, em Boa Viagem; RioMar, no Pina; e Tacaruna, em Santo Amaro, atendem o público de segunda a sábado, das 9h às 19h; e aos domingos, das 12h às 19h.Já o Boa Vista, na área central da cidade, funciona de segunda a sábado, das 9h às 19h, e nos domingos, de 11h às 19h. No Centro Médico Senador José Ermírio de Moraes, em Casa Forte, o funcionamento acontece de domingo a domingo, das 7h às 17h30. 

Os públicos anteriores continuarão recebendo a vacina bivalente. São eles: idosos a partir de 60 anos, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde que atuam em estabelecimentos da capital pernambucana e as pessoas a partir de 12 anos que sejam imunocomprometidas, com deficiência permanente ou com comorbidade.

Edição: Vanessa Gonzaga