Ceará

segurança

CE | Flávio Dino lança Pronasci II e fala em crédito de Elmano para investimento em Segurança

Os equipamentos são a primeira parcela dos recursos garantidos pelo Presidente Lula para a segurança pública do Ceará.

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
Elmano destacou a construção de 3 novas Casas da Mulher Cearense, as quatro já existentes e informou que espera a autorização do Ministério da Justiça para a construção de outros três equipamentos. - Foto: Governo do Estado do Ceará

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, esteve em Fortaleza, nesta quarta-feira (26), onde entregou 17 viaturas e 120 armas, por meio do Pronasci II, o Programa Nacional de Segurança com Cidadania. Os veículos irão fortalecer as chamadas “patrulhas Maria da Penha” para aumentar a segurança das mulheres vítimas de violência que possuem medidas protetivas contra seus agressores. 

O Governador Elmano de Freitas destacou a construção de 3 novas Casas da Mulher Cearense, as quatro já existentes e informou que espera a autorização do Ministério da Justiça para a construção de outros três equipamentos, totalizando 10 Casas da Mulher Cearense. De acordo com o governador, nos casos acompanhados de perto pelas “patrulhas Maria da Penha” há uma drástica redução de reincidência das agressões contra as mulheres. “Os casos reduzem em 90% porque o agressor sabe que a Polícia Militar está em observação e visitando essa mulher periodicamente e por isso estamos trabalhando de forma muito específica, porque os casos são graves e nós temos que agir bastante para evitar que novos casos aconteçam”, afirmou Elmano.

Durante a coletiva de imprensa, no Palácio da Abolição, o ministro informou que os equipamentos são apenas a primeira parcela dos recursos garantidos pelo Presidente Lula para investir na segurança pública do Ceará. “O governador sabe que o crédito dele com o governo do presidente Lula é ilimitado. Tá recebendo 17 viaturas, 120 armas, vai receber Casa da Mulher (brasileira), já tem desbloqueado R$70  milhões do Fundo Nacional, ele já gastou metade e a primeira coisa que eu disse pra ele no aeroporto foi gaste que o presidente Lula garante”, afirmou o ministro.

Flávio Dino também comentou sobre a determinação da Justiça de suspender o aplicativo Telegram no Brasil, válida a partir de hoje a tarde, porque a plataforma não enviou à Polícia Federal os dados completos sobre os grupos neonazistas existentes no aplicativo. A ação faz parte da investigação sobre o ataque às escolas em Aracruz, no Espírito Santo, em novembro do ano passado.

Durante o lançamento do Pronasci 2 em Fortaleza, o ministro Flávio Dino, comentou a declaração do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que em depoimento à Polícia Federal nesta quarta-feira, alegou que estava sob efeito de morfina quando questionou nas redes sociais o resultado das eleições presidenciais em 2022. O ministro disse que não tem entendimento médico para comentar sobre os efeitos da medicação no organismo do ex-presidente, mas falou sobre o comportamento de Bolsonaro durante os quatro anos de governo. “Sobre a atuação política, nós sempre consideramos que havia uma instigação permanente. Durante quatro anos o presidente atacou o Supremo, atacou o congresso, a democracia e a constituição. Defendeu o AI5, um golpe de estado. A responsabilidade política do presidente, ao meu ver, é inequívoca, mas a responsabilidade jurídica é que o que está sendo investigado nesse momento”, considerou o ministro

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Edição: Camila Garcia