Paraíba

ANIVERSÁRIO

Clube do Choro da Paraíba celebra 38 anos neste sábado (15)

Comemoração terá início às 18h, na sede do clube que fica na rua 13 de maio, no centro da Capital. Saiba mais!

Brasil de Fato PB| João Pessoa |
Clube do Choro da PB em apresentação no 'Sabadinho Bom', no centro da Capital - Reprodução - Redes Sociais

Neste sábado (15), o Clube do Choro da Paraíba (CCPB) celebra seus 38 anos. A comemoração terá início a partir das 18h,na sede do clube que fica na rua 13 de maio, n 690, no centro da Capital. Além da banda CCPB, participam da celebração os instrumentistas Gilvando Pereira (Azeitona), que é trombonista; e Talles Ian, que se apresentará no Clarinete. As entradas estão sendo vendidas pelo preço de R$15,00. 

"O CCPB se constituiu como um rico espaço performático da música do cenário pessoense, não tocando apenas o "choro" mas outro gêneros de músicas como o bolero, samba, xote, seresta, MPB. É muito importante que as pessoas possam estar presentes nesta celebração. São 38 de uma história, de várias histórias de musicistas, instrumentistas que fizeram e fazem parte da cultura pessoense e paraibana", afirma Adilson, trombonista e integrante do CCPB.  

HISTÓRIA - 38 ANOS

O Clube do Choro da Paraíba foi fundado em 12 de abril de 1985 com o apoio da Ordem dos Músicos do Brasil (Seção PB). Sua primeira sede foi no anexo do salão da Ordem dos Músicos do Brasil, mas hoje funciona de forma independente na rua 13 de Maio, no Centro de João Pessoa. Apresentações acontecem todos os sábados à partir das 18h com entradas ao preço de R$15,00. 

Integrantes:

Nicinha - diretora, tesoureira, cantora);

Adilson Santos - responsável pelo bar do clube, garçom e trombonista;

Teresa Silva, a primeira mulher graduada em trombone pela UFPB (redes sociais, apoio logístico/técnico e trombonista);

Barroso - diretor musical, percussionista e cantor;

Israel -  violão 7 cordas;

Francimar - pandeiro;

Paulo - surdo;

Major Alustaw - clarinete e flauta.

SOBRE OS CONVIDADOS 

Gilvando Pereira "Azeitona"

Mestre em Práticas Interpretativas (trombone) pela Universidade Federal da Paraíba, tendo como orientadores o Prof. Dr. Radegundis Feitosa e a Profª.Drª Luceni Caetano; Graduado pela Universidade Federal da Paraíba no curso de Bacharelado em Música Habilitação Trombone orientado pelos Professores Radegundis Feitosa e Sandoval de Oliveira. Tem ministrado master classe e workshop em vários estados do Brasil e atuado em vários Festivais na Europa, Estados Unidos e na América do Sul, junto aos grupos: Brazilian Trombone Ensemble e Quarteto de Trombones da Paraíba. Ministrou master classe no II e III Festival Internacional da Unirio (2015-2016). Participou do 1º ao 22º Festival Brasileiro de Trombonistas da ABT (1995/2022), como aluno e também como professor. Membro fundador da Associação Brasileira de Trombonistas (ABT) e consultor da linha de Trombone W&N. Gravou um CD intitulado “AZEITONIZANDO” em 2010. Participação em gravação de CD e DVD com diversos artistas.

Talles Ian

Natural de Picuí - PB, iniciou seus estudos na Filarmônica Cel. Antônio Xavier de Macedo; Bacharel em Clarinete pela Universidade Federal da Paraíba e atualmente é Clarinete Principal da orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba e 1° Clarinete da Banda Sinfônica do Recife-PE.

Edição: Cida Alves