Rio de Janeiro

VIOLÊNCIA

Operação invade escola pública na Maré (RJ) com blindados e prende suspeitos em fuga

Além do Ciep, outras 21 escolas municipais foram impactadas com ação da PM na favela Nova Holanda; veja reações

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Escolas e unidades de saúde suspenderam atividades; PM afirma que não havia aula no momento da operação - Reprodução/Redes sociais

Uma operação da Polícia Militar na manhã desta quarta-feira (5) prendeu 16 suspeitos dentro de um Centro Integrado de Educação Pública (Ciep) na favela da Nova Holanda, no Complexo da Maré, zona norte do Rio de Janeiro. Segundo a PM, o grupo fugiu para dentro da escola e acabou preso. 

Leia mais: Polícia do RJ foi responsável por quase 30% das mortes violentas no estado em 2022

De acordo com a corporação, criminosos teriam sido encurralados na unidade escolar e se renderam após negociação. Foram apreendidos três fuzis e quatro pistolas. Durante o início da manhã, agentes armados circulavam pelo colégio.

Em vídeos nas redes sociais, é possível ver que dois veículos blindados do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) entraram na escola. As imagens mostram que houve correria entre alunos e professores no pátio em meio a bombas de gás. Também é possível ouvir disparos. Segundo relatos de moradores, a escola estava promovendo uma atividade de Páscoa.

A clínica da família Jeremias Moraes da Silva interrompeu o funcionamento por conta da operação. Outra unidade de saúde da região, a Diniz Batista dos Santos, suspendeu as visitas domiciliares. Além do Ciep, outras 21 escolas municipais foram impactadas, de acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SMS).

Leia também: 

Em comunicado, a PM afirma que o objetivo da operação foi prender criminosos oriundos de outros estados que estariam escondidos na região. "Infelizmente, para fazer a condução dos presos à delegacia, veículos blindados precisaram entrar no terreno da unidade escolar para a retirada dos indivíduos. No momento da ocorrência, segundo informações do Bope, não havia aula", divulgou em nota.

Veja reações de parlamentares e lideranças comunitárias da Maré:

 

 

 

 

 

 

Edição: Clívia Mesquita