Rio de Janeiro

ECONOMIA FLUMINENSE

Ministra da Saúde anuncia apoio para desenvolvimento de complexo econômico-industrial no RJ

Nísia destacou o aumento de leitos nos hospitais federais do estado e o credenciamento de equipes do Saúde da Família

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
nisia trindade alerj
Ministra da Saúde esteve no Rio na última sexta-feira (31) e se reuniu com deputados estaduais na Alerj - Octacílio Barbosa

Pauta diversas vezes defendida pelo economista diretor da Assessoria Fiscal da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Mauro Osório, em entrevistas ao Brasil de Fato, a alavancagem da economia do estado pela indústria química e farmacêutica poderá se tornar uma realidade. Em visita à Alerj, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, sinalizou para um apoio para o desenvolvimento do complexo econômico-industrial.

Na última sexta-feira (31), a ministra da Saúde esteve na Alerj para falar sobre melhorias destinadas ao sistema de saúde fluminense. A reativação do grupo de trabalho para reestruturação do Complexo Econômico-Industrial da Saúde, no Rio, e a situação dos hospitais federais sediados no estado foram dois dos principais temas abordados na reunião com deputados.

Leia mais: Rio de Janeiro é o sexto estado com maior número de pessoas na fila de transplantes

Na reunião com integrantes da Comissão de Saúde, presidida pelo deputado Tande Vieira (PP), e da Comissão de Ciência e Tecnologia, que tem a deputada Elika Takimoto (PT) como presidente, a ministra Nísia destacou a convergência entre as solicitações feitas pelos parlamentares e as ações que o Ministério da Saúde está realizando.

"Sobre os hospitais federais, nós já conseguimos aumentar o número de leitos e queremos avançar para uma regulação articulada com o Governo do Estado e o município do Rio de Janeiro. É um cenário preocupante, mas temos muitas potencialidades como o Complexo Econômico-Industrial da Saúde, já que o Estado do Rio abriga inúmeras universidades e centro de pesquisas", comentou a ministra.

Nísia Trindade anunciou para esta segunda-feira (3) no âmbito do ministério a montagem de Grupos de Trabalho para debater o desenvolvimento do Complexo Industrial da Saúde, no Rio. Outra notícia dada pela ministra foi a volta do credenciamento e do pagamento das equipes do programa Saúde da Família.

Leia também: Confira o horário de funcionamento das unidades municipais de saúde do Rio na Semana Santa

Segundo o deputado Tande Vieira, o Estado do Rio, nos últimos 10 anos, perdeu 50% dos leitos. Ele afirma que a comissão da Alerj apresentou à ministra alguns pontos de priorização para a melhoria do sistema de saúde fluminense, dentre os quais os hospitais federais, no estado, que precisam atuar na alta complexidade de forma plena

"Ela informou que isso já é uma prioridade do Departamento de Gestão Hospitalar do ministério. Solicitamos ainda a reorganização das portarias de Oncologia e Cardiologia, e investimentos na atenção básica. A implantação de grupos de trabalho para o Complexo Econômico-Industrial da Saúde e o retorno do financiamento para equipes de Saúde da Família foram duas grandes notícias”, comemorou o parlamentar.

O encontro contou também com as presenças dos deputados Carlos Minc (PSB), Verônica Lima, Zeidan e Andrezinho Ceciliano (os três do PT), Dr. Pedro Ricardo (Pros), Rafael Nobre (União); do diretor da Assessoria Fiscal da Alerj, Mauro Osório; além dos seguintes integrantes do Ministério da Saúde: o chefe do Departamento de Gestão Hospitalar, Alexandre Telles; o assessor especial de Assuntos Parlamentares, Chico D´Ângelo; e a assessora especial da ministra, Inez Fernandes.

Edição: Eduardo Miranda