Rio Grande do Sul

DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Fórum Popular em Defesa da Água será lançado nesta quarta-feira em Porto Alegre

Retomada da gestão pública da água e saneamento como direito fundamental serão as pautas principais do movimento

Brasil de Fato | Porto Alegre |
A mobilização visa levantar o debate sobre a água e o saneamento básico como direitos fundamentais, em busca de soluções que representem sustentabilidade, segurança hídrica e a manutenção da vida com qualidade para todos - Foto: Jorge Leão

Nesta quarta-feira (22), será lançado em Porto Alegre o Fórum Popular em Defesa da Água. A atividade acontece a partir das 11h30, na Praça da Matriz, em frente a Assembleia Legislativa do RS.

A data do lançamento foi escolhida por ser o Dia Mundial da Água. A organização do Fórum informa que seu principal objetivo será contribuir com a luta contra a privatização do saneamento, dialogando com a comunidade sobre os riscos de uma possível desestatização da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e privatização do Departamento Municipal de Água e Esgotos de Porto Alegre (DMAE).

Além disso, a mobilização visa levantar o debate sobre a água e o saneamento básico como direitos fundamentais, em busca de soluções que representem sustentabilidade, segurança hídrica e a manutenção da vida com qualidade para todos.

O evento debaterá ainda pautas pertinentes à recuperação da Corsan para seu lugar de empresa pública de água e saneamento do estado, e as denúncias da ilegitimidade das ações que sustentam os processos de privatização das empresas do setor.

As entidades parceiras que participam do Fórum são o Sindiágua/RS, Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Sindicato dos Municipários (Simpa), Ascorsan, Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos (MTD), Levante da Juventude, Setorial Ecossocialista – PSOL, Coletivo de Teatro Panapaná, SerAção, Levante da Juventude, CUT, CSP/Conlutas, SINDPPD, SindsepeRS, Coletiva Feminista Outras Amélias - Mulheres de Resistência e Luta, MST, Pastoral da Ecologia, Movimento Laudato Si/RS, PSTU, Movimento Roessler para Defesa Ambiental, Preserva Zona Sul.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Katia Marko