Rio Grande do Sul

Ataque

Filha do deputado Leonel Radde é ameaçada de estupro e assassinato

Ameaça surgiu após parlamentar ter denunciado e solicitado o cancelamento do show da banda Mayhem

Brasil de Fato | Porto Alegre |
"Esse é o resultado de enfrentar e expor nazifascistas", afirmou o parlamentar - Divulgação/Câmara

Neste domingo (19), uma mensagem de número desconhecido no WhatsApp da Nicole Radde, 21 anos, filha do deputado estadual Leonel Radde (PT), a ameaçou de estupro. O texto dá a entender que o motivo é o fato do parlamentar ter denunciado e solicitado o cancelamento do show da banda Mayhem em Porto Alegre. 

O parlamentar registrou Boletim de Ocorrência e declarou nas redes sociais que “esse é o resultado de enfrentar e expor nazifascistas. Não daremos um passo atrás no enfrentamento a esses criminosos.”

A banda norueguesa de black metal sofreu uma série de críticas nas redes sociais e, inclusive, por parlamentares, devido as ligações do grupo com as ideias e simbologias supremacista e neonazista. Na quinta-feira (16), o Bar Opinião anunciou o cancelamento do show da banda Mayhem, que seria realizado no próximo dia 21 de março, em Porto Alegre.


Print da mensagem recebida por Nicole / Foto: Reprodução

Em nota bancada estadual do Partido dos Trabalhadores prestou solidariedade ao deputado e sua filha. “A Bancada do Partido dos Trabalhadores manifesta solidariedade e apoio ao deputado Leonel Radde e à sua filha, que foi vítima de ameaça de estupro por parte de indivíduos vinculados à extrema direita, neonazistas, que pregam o ódio e a misoginia. É inaceitável a intolerância, a disseminação de mensagens de ódio e a violência contra as mulheres, no caso específico, de uma jovem, filha do parlamentar.”

A nota enfatiza que nenhuma democracia pode aceitar a impunidade de qualquer crime, em especial os que atentam a dignidade da vida de meninas e mulheres. “Esperamos das autoridades responsáveis as imediatas providências para identificar os autores deste ato. Do mesmo modo, é preciso que a Assembleia Legislativa repudie publicamente práticas como essa que vem se disseminando no Brasil. Nossa solidariedade ao companheiro deputado Leonel Radde e sua filha. A bancada está unida na defesa da democracia e no enfrentamento à intolerância política.”

Parlamentares prestam solidariedade

A deputada federal Maria do Rosário (PT/RS) e os deputados estaduais Matheus Gomes (PSOL) e Bruna Rodrigues (PCdoB) foram alguns dos parlamentares que manifestaram apoio a Radde e sua família frente à violência.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira