Rio de Janeiro

MEMÓRIA

Governo federal reativa comitê gestor do Cais do Valongo, no Rio, e prepara museu na região

Título de patrimônio mundial da Unesco dado em 2017 obriga que poder público mantenha comissão permanente

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Cerca de 1 milhão de pessoas escravizadas passaram pelo Valongo, na região portuária do Rio
Cerca de 1 milhão de pessoas escravizadas passaram pelo Valongo, na região portuária do Rio - J.P. Engelbrecht

O governo federal anunciará ainda em março um projeto de revitalização para o Cais do Valongo, antigo porto de escravos e patrimônio mundial desde 2017 no Rio de Janeiro, terá um memorial em um antigo armazém localizado em frente ao local a partir de recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Leia mais: Museu da Cultura Afro no Rio inaugura mostra com 180 achados arqueológicos do Cais do Valongo

O anúncio foi feito na última quinta-feira (9), na zona portuária da capital fluminense, com a presença das ministras da Igualdade Racial, Anielle Franco, e da Cultura, Margareth Menezes, além do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, e da primeira-dama, Janja Lula da Silva.

O Cais do Valongo voltará a ter um comitê gestor participativo. A retomada do órgão, extinto em 2019, foi marcada pela visita da comitiva federal ao cais. Antes da extinção, o grupo era composto por representantes de órgãos e instituições envolvidos na conservação do sítio e tinha a responsabilidade de dirigir e planejar a gestão e valorização do Cais do Valongo. 

"A Unesco exige que ele tenha um comitê gestor, que é um comitê participativo, formado por todas as pessoas que são responsáveis pela gestão desse sítio, e também prevê um plano de gestão", afirma o procurador da República Sérgio Suiama, que cobra a retomada do comitê desde sua extinção.

"A gente está aqui para reafirmar um compromisso com o povo preto, com a memória e a reparação que a gente tem nesse lugar, um lugar histórico", disse a ministra Anielle Franco.

Leia também: Dia do Charme será comemorado domingo no Parque Madureira com programação gratuita

"Vamos anunciar, no dia 21 de março, toda a concepção do projeto que vai ser encaminhado. Como todo o processo para revitalizar, fortalecer esse território e construir um espaço novo, cultural estratégico, que seja um centro de resgate e de preservação da memória e da história dos africanos no Brasil", disse Aloizio Mercadante.

O Cais do Valongo foi revelado em 2011 durante as obras de revitalização da zona portuária. Durante o regime escravagista, mais de um milhão de escravos, provenientes da África, desembarcaram no Brasil pelo antigo cais, o que o tornou, segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o maior porto receptor de escravos do mundo.

*Com informações da Agência Brasil

Edição: Eduardo Miranda