Rio de Janeiro

BOAS PRÁTICAS

Minidocumentário retrata iniciativa agroecológica em Duque de Caxias (RJ)

Vídeo mostra a importância da relação saudável entre o campo e a cidade valorizando o cuidado com a terra

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Coletivo de produtores rurais “Raiz Orgânica: agricultura como deve ser” do município de Duque de Caxias - Foto: ONG Capina

O coletivo de produtores rurais “Raiz Orgânica: agricultura como deve ser”, do município de Duque de Caxias, na baixada fluminense, que tem como proposta levar comida sem veneno para a população, foi tema de um minidocumentário realizado pela Cooperação e Apoio a Projetos de Inspiração Alternativa (Capina). 

O vídeo, de cerca de 10 minutos de duração, mostra a importância da relação saudável entre o campo e a cidade, valorizando a agroecologia e o cuidado com a terra. Rogério Simões, agricultor e integrante da iniciativa, explica sobre o cultivo e a escolha pelo modelo de um agroecossistema sustentável.   

“Quando nós começamos a produzir de maneira orgânica e agroecológica, a gente cuida da terra, então não adianta só colocar a planta na terra, você tem que cuidar da terra, e aí, essa planta, quando nós a consumimos, ela traz aquilo que a gente precisa”, comenta o agricultor.


O agricultor Rogério Simões se preparando para a entrevista / Foto: ONG Capina

Leia mais: Combate à fome: sessão especial na Alerj repercute Campanha da Fraternidade deste ano

O objetivo da atividade é apresentar e dialogar sobre o poder da comunicação popular aliado a ferramentas como o audiovisual. Durante os encontros, foi feito um exercício coletivo de escolhas de temáticas e de organização do roteiro para o minidocumentário. Os participantes foram convidados a refletirem sobre seu território e construírem coletivamente a história que queriam contar. Segundo a Capina, todas as etapas de produção do vídeo foram realizadas por meio de metodologias participativas de cocriação, abordando educação ambiental, criação de roteiro e filmagem.

O vídeo sobre o coletivo “Raiz Orgânica: agricultura como deve ser” já está disponível no YouTube e é a primeira etapa das oficinas de educomunicação promovidas pelo projeto Economias Populares. Mais dois minidocumentários serão produzidos ao longo da iniciativa que conta com a participação da Suma Filmes, produtora carioca independente especializada em documentários, que também ficou responsável pela condução das oficinas de educomunicação.

O projeto Economias Populares busca promover o desenvolvimento econômico, social e ambiental de forma integrada nas áreas de influência da Refinaria de Duque de Caxias (REDUC), fortalecendo empreendimentos econômicos populares (EEPs), conectados por redes democráticas, ecológicas e inovadoras.

Segundo a Capina, a iniciativa, realizada em parceria com a Petrobras e com apoio da AS-PTA, articula formação, assessoria e suporte à gestão com um programa de educação ambiental que interrelaciona o uso dos recursos naturais, promovendo cidadania, direitos humanos e justiça climática. As próximas oficinas de educomunicação começam em março com outras iniciativas mapeadas no território de Duque de Caxias.

Edição: Jaqueline Deister