Rio Grande do Sul

Coluna

Romaria da Terra, Campanha da Fraternidade e Banquetaço

Imagem de perfil do Colunistaesd
Banquetaço é o nome das atividades públicas em apoio ao Consea que serão realizadas em 27 de fevereiro
Banquetaço é o nome das atividades públicas em apoio ao Consea que serão realizadas em 27 de fevereiro - Divulgação/ Abrasco
É mais que necessário que gritos se abram, que energias se encontrem e que a esperança aconteça

O Brasil está renascendo. E não é só pelo lado do novo governo federal, felizmente. Tanto ou mais pelo lado da sociedade civil organizada.

Há uma série de ações, iniciativas, mobilizações nas próximas semanas e que convergem entre si. Nestes tempos e nesta conjuntura, é mais que necessário que os gritos se abram, que as energias se encontrem e que a esperança aconteça.

Dia 21 de fevereiro, dia do Carnaval, acontece a tradicional Romaria da Terra. Vai acontecer em Eldorado do Sul, no Assentamento Integração Gaúcha, com o tema mais que oportuno TERRA E PÃO: EM DEFESA DOS TERRITÓRIOS E PRODUÇÃO DA VIDA. Antes da Romaria, dias 19 e 20, acontecerá o Acampamento dos Povos da Terra em Romaria.

Como desde 1978, milhares de romeiras e romeiros vão sair em caminhada e na boa luta.

Dia 22 de fevereiro, início da Quaresma, começa a Campanha da Fraternidade/2023, promovida pela CNBB, com o tema FRATERNIDADE E FOME, e como lema ´Dai-lhes vós mesmos de comer!`(Mt. 14,16). Seu Objetivo geral: “SENSIBILIZAR a sociedade e a Igreja para enfrentarmos o flagelo da fome, sofrido por uma multidão de irmãos e irmãs, por meio de compromissos que transformem esta realidade a partir do Evangelho de Jesus Cristo.”

A CF/2023 tem como Objetivos específicos: “1. COMPREENDER a realidade da fome à luz da fé em Jesus Cristo; 2. DESVELAR as causas estruturais da fome no Brasil; 3. INDICAR as contradições de uma economia que mata pela fome; 4. APROFUNDAR o conhecimento e a compreensão das exigências evangélicas e éticas de superação da miséria e da fome; 5. ACOLHER o imperativo da Palavra de Deus, que nos conduz ao compromisso e à corresponsabilidade fraterna; 6. INVESTIR esforços concretos em iniciativas individuais, comunitárias e sociais que levem à superação da miséria e da fome no Brasil; 7. ESTIMULAR iniciativas de agricultura familiar agroecológica e a produção de alimentos saudáveis; 8. RECONHECER iniciativas conjuntas entre comunidades de fé e outras instituições da sociedade civil organizada; 9. MOBILIZAR a sociedade para que haja uma sólida política de alimentação no Brasil, garantindo que todos e todas tenham vida”.

O Texto-Base da CF/2023 tem títulos altamente expressivos: Fome e política; Fome e educação; Memória e Compromisso: Economia Solidária; Economia de comunhão; Fome  e Cuidado com a Casa Comum; Fome e Moradia; Fome e Sede.

Disse o Papa Francisco em 2015, no Encontro Mundial com os Movimentos Populares: “Atrevo-me a dizer que o futuro da humanidade está, em grande medida, em vossas mãos, na vossa capacidade de vos organizar e promover alternativas criativas na busca diária dos ´3 T´ (terra, trabalho e teto) e também na vossa participação como protagonistas nos grandes processos de mudanças nacionais, regionais e mundiais. Produzimos comida suficiente para todas as pessoas, mas muitas ficam sem o pão de cada dia. Isso constitui um verdadeiro escândalo, um crime que viola os direitos humanos básicos. Portanto, é um dever de todos e todas extirpar esta injustiça através de ações concretas e boas políticas, e através de políticas locais e internacionais ousadas” (Texto-Base CF/2023, p. 37).

Na pré-cúpula sobre sistemas alimentares da ONU, em 2021, falou o Papa Francisco: “Produzimos comida suficiente para todas as pessoas, mas muitas ficam sem o pão de cada dia. Isso constitui um verdadeiro escândalo, um crime que viola os direitos humanos básicos. Portanto, é um dever de todos extirpar esta injustiça através de ações concretas e boas práticas, e através de políticas locais e internacionais ousas” (Texto-Base CF/2023, p. 37).

Em 27 de fevereiro, vai acontecer em todo Brasil o BANQUETAÇO CONTRA A FOME E PELA VIDA, iniciativa dos Conseas, nacional e estaduais, movimentos sociais e populares, pastorais, celebrando o retorno do Consea (Conselho nacional de Segurança Alimentar e Nutricional).  O Banquetaço é uma ação política em defesa da boa comida.

Na sequência, dia 28 de fevereiro, em solenidade altamente simbólica, o presidente da República vai reinstalar formalmente o Consea, extinto pelo último governo. Vai dar voz novamente à sociedade na construção de políticas públicas de soberania e segurança alimentar, coroadas pela recriação da CNAPO, com  a retomada do Plano e Políticas nacionais de Agroecologia e Produção Orgânica.

Com o crescimento absurdo da fome, o Brasil voltando ao Mapa da Fome da FAO/ONU, Comitês Populares contra a Fome, Cozinhas Comunitárias e Cozinhas Solidárias vêm sendo organizadas pela sociedade civil, com muita FORMAÇÃO NA AÇÃO. Hora agora, de os governos voltarem a fazer a sua parte. Juntando todas as forças e o povo em marcha permanente em 2023, sem parar, enfrenta-se e supera-se o neofascismo.

Há muito, pois, por fazer. Há muito por construir. Há muito por participar. Todas e todos convidados estão a estar nestas jornadas de luz, de esperança, de comunhão, para que o Brasil volte a sair do Mapa do Fome em pouquíssimo tempo. Disse o Papa Francisco em reunião com a FAO, organismo da ONU: “É preciso garantir que cada pessoa e cada comunidade possa desenvolver suas capacidades de um modo pleno, para que os povos e comunidades sejam responsáveis pela própria produção e pelo próprio progresso. Promover soberania alimentar é a chave para acabar com a fome”.

Falou e disse. Hora de colocar o coração e o corpo, coletiva e solidariamente, em ação, com fé e coragem. Ninguém solta a mão de ninguém. 

* Este é um artigo de opinião. A visão do autor não necessariamente expressa a linha editorial do jornal Brasil de Fato.

Edição: Marcelo Ferreira