Rio de Janeiro

CARNAVAL CARIOCA

No Rio, Bloco Exagerado, que homenageia Cazuza, vai comemorar os 65 anos do artista

Bloco sai na segunda-feira (20), no centro, e vai lembrar os 40 anos de lançamento de "Pro dia nascer feliz"

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
bloco exagerado
Exagerado concentra às 9h e desfila das 10h às 13h, na segunda-feira (20), na Praça Tiradentes, no centro do Rio - Divulgação

Os 65 anos do músico e compositor Cazuza e os 40 anos de lançamento da música "Pro dia nascer feliz" serão comemorados no Bloco Exagerado, que desfila pelo oitavo ano seguido no carnaval carioca. Agora bloco oficial do Rio de Janeiro, o Exagerado passa a constar nos calendários oficiais da prefeitura.

Leia mais: Conheça os enredos das escolas de samba do Rio que desfilarão na Sapucaí

Outra novidade é o dia de desfile, que passa a ser na segunda-feira de carnaval, dia 20, com concentração às 9h e desfile das 10h às 13h, na Praça Tiradentes, no centro do Rio. "Pro dia nascer feliz", que foi sucesso na voz de Cazuza quando o poeta do rock liderava o Barão Vermelho, é o tema do ano.

“Temos muitos motivos para dizer que 2023 nasceu feliz, mas acreditamos que seria justa esta homenagem ao Barão Vermelho, banda através da qual Cazuza se lançou e liderou até 1985, e que tem grandes sucessos no repertório. Até nossa camisa deste ano será vermelha como referência ao Barão", conta o idealizador e produtor do Bloco Exagerado, Rafael Braga.

Dentre as novidades do repertório deste ano, estão os novos arranjos das canções “O tempo não para”, “Ideologia” e “Bete Balanço”, cujas versões foram lançadas durante a pandemia - quando o bloco não podia desfilar, mas aproveitou para renovar o repertório e trazer novidades.

Leia também: Expectativa da Prefeitura do Rio com movimentação econômica no Carnaval é de R$ 4,5 bilhões

O público, que segundo os organizadores já aumentou mais de 10 vezes desde o primeiro desfile, realizado em 2016 no estreito Arco do Teles, pode ir ensaiando os novos ritmos através das plataformas de streaming, onde todas as músicas estão disponíveis. Na gravação oficial do Bloco, inclusive, “Bete Balanço” conta com a participação do ator Emilio Dantas, que interpretou Cazuza num musical no teatro.

Edição: Eduardo Miranda