Distrito Federal

MOBILIDADE

Expiração de créditos do transporte público é alvo de críticas na CLDF

Max Maciel quer que usuários sejam notificados e tenham prazo para revalidação dos valores

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Transporte público em Brasília - Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Os usuários do transporte público do Distrito Federal perderão seus créditos um ano após a recarga, conforme Portaria publicada no dia 31 de janeiro pelo governo. Essa medida foi duramente criticada pelo presidente da Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana da CLDF, deputado Max Maciel (Psol), que já apresentou dois projetos para reverter a situação.

De início o deputado apresentou um Projeto de Decreto Legislativo para sustar os efeitos da decisão do governo do DF. Depois apresentou um Projeto de Lei no qual os beneficiários deverão ser notificados 30 dias antes dos créditos expirarem e terão o prazo de 45 dias para revalidarem os valores após serem comunicados. O projeto prevê ainda que os valores expirados e não revalidados deverão ser revertidos para subsidiar os programas de gratuidade do sistema.

"A gente vai continuar lutando para que a população não continue sendo prejudicada por decisões arbitrárias e sem consulta aos verdadeiros afetados", afirmou Max Maciel, destacando que o debate sobre mobilidade no DF é “urgente “e que o usuário da Capital para uma das tarifas mais caras do mundo, por um serviço que não atende o trabalhador nos momentos em que mais precisa.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino