Paraíba

RESPEITO

Indígenas Tabajara fazem protesto em frente à TV e Rádio Arapuan

A manifestação foi motivada por ataques racistas e preconceituosos proferidos por radialistas contra a etnia

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Reprodução - Foto Reprodução

Os Indígenas Tabajara fizeram um protesto em frente à TV e Rádio Arapuan na manhã desta segunda-feira (06) na capital da Paraíba. A manifestação foi motivada pelas ofensas proferidas por dois Radialistas, Samuka Duarte e Diego Lima, que na semana passada utilizaram o espaço do Programa Paraíba Verdade para atacar o povo Tabajara, questionando a legitimidade, insinuando que não são indígenas de verdade e diversos outros ataques racistas e preconceituosos contra a etnia.

As ofensas aconteceram como comentários a respeito de um protesto do povo Tabajara ocorrido na última terça-feira (31) contra o capital especulativo das construtoras, acusando uma delas de estar construindo um resort, destruindo a natureza e provocando crime ambiental. A área é demarcada e destinada ao povo Tabajara.

::INDÍGENAS EM LUTA | Indígenas Tabajara fazem protesto por território em Tambaba | Etnia acusa uma empresa do ramo da construção de estar destruindo a natureza, construindo um resort

Durante o programa, os apresentadores comentaram: “Tem gente dançando o toré, tem gente balançando o maracá, se vestindo de índio sem ser índio. Os verdadeiros índios a gente tá do lado, a gente respeita, a gente sabe que os verdadeiros índios merecem o nosso respeito, mas tem gente se aproveitando, por politicagem, tem gente dizendo que é pajé e que é cacique sem ser”. Diego Lima continuou: “Tem gente se aproveitando de um momento de comoção nacional e internacional da situação dos índios lá para se aproveitar”.

“Ontem se juntou umas 10 pessoas ali na região do Conde onde está sendo feito um resort. Minha gente, se preserva o meio ambiente, Pipa tá bombando no turismo, você vai em Porto de Galinhas é bombando, você tem como preservar o turismo e ao mesmo tempo levar o desenvolvimento, tem licença da Sudema que é um órgão sério, e o governador João Azevedo já está em cima daquela área para fazer uma rede de hotelaria”.


Reprodução / Foto Reprodução

A dupla chegou a dizer "eles não são índios"

“Tem que ficar atento a esse tipo de gente que quer atrapalhar o desenvolvimento do Estado”.

Na presença de João Gregório, proprietário da TV e Rádio Arapuan, o Cacique Paulo Tabajara pronunciou:.“Esses radialistas disseram que nós não éramos índios verdadeiros e sim aproveitadores. Então estamos aqui na frente da Rádio Arapuan para dar o nosso recado e mostrar que somos originários dessa terra. Nós somos os índios Tabajaras aqui do litoral sul da Paraíba, os fundadores da capital João Pessoa, e esses radialistas precisam ter conhecimento e respeito com esse povo que aqui está. Nós somos os Tabajaras e nós estamos vivos!” 

“Aqui está o dono da Rádio Arapuan e estamos aqui na frente dele para dizer que o povo Tabajara está vivo e estamos unidos”, comentou o cacique Edinaldo.


Reprodução / Foto Reprodução

Os indígenas também publicaram uma nota de repúdio nas redes sociais. Confira

NOTA DE REPÚDIO

O Povo Indígena Tabajara da Paraíba, situado no litoral sul com três Aldeias no município de Conde vem a público por meio dessa publicação repudiar a matéria do jornalismo da @tvarapuan e os jornalistas @samukadatv e @diegolimajp onde fizeram falas infelizes , e transmitindo inverdades , deslegitimando nossa luta.

Nossa luta é legítima, é a favor da vida, meio ambiente , preservação da fauna e flora , em defesa da natureza.

Ressaltamos ainda que na Paraíba há dois povos indígenas reconhecidos.

Está área está dentro da reivindicação e em processo de demarcação do território Indígena Tabajara (Jacoca), nossa ocupação é legítima e reconhecida pelo poder judiciário.
O território em questão faz parte a APA (Área de Preservação Ambiental de Tambaba) , com a mobilização foi suspensa a licença para a construção do empreendimento concedida pelos os órgãos responsáveis.

Nós exigimos respeito ao nosso povo , aos nossos ancestrais , a todo sangue indígena derramado , a história de luta e resistência do nosso povo , ao nosso território que é tão sagrado!

Programas e apresentadores policialescos

A TV e Rádio Arapuã já protagonizou diversos polêmicas diante de ataques e preconceitos sociais pronunciados pelo seu elenco de “jornalistas” e “radialistas”, a maioria bastante questionáveis enquanto profissionais.

Em janeiro de 2019, o apresentador Vinícius Henriques, do programa Rota da Notícia, tentou fazer com que o crime fatal sofrido por Simão Cunha, fosse visto sob a ótica da insinuação e que o mesmo teria tomado uma “atitude estranha” ao andar pelas ruas do Centro Histórico à noite. O ator, que  também era professor de teatro e estava passando férias em João Pessoa, foi morto a facadas ao sair de um bar no Centro Histórico de João Pessoa.

Conhecido na internet por defender pena de morte para 'maconheiros', proferir discursos violentos e sensacionalistas, o apresentador de programas policiais Sikêra Júnior, é famoso por humilhar pessoas ao vivo. Durante um programa exibido ao vivo em 5 de junho de 2018, o apresentador, ao comentar a prisão de uma mulher, disse que as mulheres que não pintam as unhas são sebosas e ainda teceu comentários discriminatórios em relação à mulher em questão, ao dizer que a mesma era cheiradora de pó, jumenta, vagabunda e que ela deveria cheirar água sanitária na cadeia e ter “um rodo bom para lavar a cela, aprender a lavar e ser dona de casa”. 

No dia seguinte, ele ofendeu ao vivo uma jornalista e rapper pessoense, dizendo que ela era “mal amada”, que o marido havia a deixado porque não aguentou ela, que mulher chata termina sozinha e que ele nada tinha a ver com o fato dela ter ficado obesa e inventado de ser cantora. 

O movimento de mulheres da Paraíba acionou o Ministério Público e a emissora de TV assinou um Termo de Ajustamento de Conduta com diversos itens reparatórios para as mulheres do Estado. Na ocasião, a promotora Rosane Araújo destacou:  “Precisamos desconstruir uma cultura que se constitui como “business”, e banaliza a violência nesses programas policialescos que são exibidos no horário do almoço, em que as famílias estão reunidas. Os meios de comunicação têm um papel importantíssimo na formação da opinião da sociedade e devem se pautar pela ética e responsabilidade social. Assistimos todos os dias pessoas expostas por estes programas, e nos perguntamos, onde fica a dignidade humana? A violência virou um grande negócio e nós queremos desconstruir esta cultura e a mulher não pode de maneira alguma ser desrespeitada”, afirmou a promotora da Mulher.

Em dezembro de  2021, o artista Daniel Nóbrega, que interpreta o palhaço Suvelão, foi entrevistado no programa Manhã da Gente, da TV Arapuan, e foi alvo de piadas racistas durante entrevista por usar ‘dreads’ no cabelo. A apresentadora Marília Lima insinuou que era uma “falta de higiene” e demonstrou nojo. Quando o artista tentou relevar a brincadeira, a apresentadora reforçou sua atitude ao dizer que seu cabelo é “bom” por ser liso. Dono de uma longa cabeleira rastafári, Daniel Nóbrega faz questão de destacar o cabelo como marca de seu personagem.

A TV e Rádio Arapuan já teve em sua folha de pagamento comunicadores como Fabiano Gomes conhecido pelas falas preconceituosas, machistas, caluniosas e violentas. Sempre que possível, Fabiano usava de toda uma sorte de baixas palavras para se referir às mulheres, incitando a violência física, moral e de gênero. Ele nunca escondeu seu absoluto despreparo profissional para atuar como radialista, profissão a qual se exige preparo técnico e intelectual, compromisso com a verdade, com a ética e com os direitos humanos.

Além dele, o radialista Nilvan Ferreira também já fez parte do danoso elenco da TV e Rádio Arapuan, da qual foi demitido. Em uma outra emissora (Correio Debate, maio de 2019), o apresentador, que já foi candidato a prefeito da capital e a governador do estado, desrespeitou a deputada estadual Estela Bezerra (PSB) em uma entrevista ao vivo. Na ocasião, ela recebeu gritos e não conseguiu concluir a sua fala.

 

 

 


 

Edição: Maria Franco