Rio Grande do Sul

NOVOS MANDATOS

Deputados estaduais do Rio Grande do Sul são empossados na Assembleia Legislativa

Nova legislatura elegeu a Mesa Diretora que comandará os trabalhos da Casa nos próximos quatro anos

Brasil de Fato | Porto Alegre |
A ALRS instalou a 56ª Legislatura (2023-2026) e deu posse aos 55 deputados eleitos e reeleitos, além de eleger o novo presidente, deputado Vilmar Zanchin (MDB), e da nova mesa diretora. - Foto: Paulo Garcia (ALRS)

Os 55 deputados e deputadas eleitos/as para a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul foram empossados/as na tarde de ontem (31). Em sessão solene no Plenário 20 de Setembro, a 56º legislatura foi instalada diante de autoridades dos Três Poderes.

Antes da solenidade oficial, no lado de fora da ALRS, foi realizado um Cortejo Popular para celebrar a posse dos três deputados estaduais que irão compor a 1ª Bancada Negra da casa: Bruna Rodrigues (PCdoB), Laura Sito (PT) e Matheus Gomes (PSOL).

A sessão que empossou a nova legislatura teve início em torno das 14h. Após a execução do hino nacional, o então presidente da ALRS, Valdeci Oliveira (PT), convocou os parlamentares a prestarem o compromisso regimental e empossou seus mandatos.

Renovação na bancada de esquerda

Entre os partidos tradicionalmente identificados com a esquerda que compõem a bancada de oposição houve a estreia de vários nomes.

PT, PSOL e PCdoB terão deputados estreantes na Casa. A bancada do PT segue sendo a maior bancada, com 11 deputados/as, sendo quatro deles iniciando o 1° mandato: Adão Pretto, Laura Sito, Leonel Radde e Miguel Rossetto.

Pretto já foi vereador e candidato a vice-prefeito na cidade de Viamão. Rossetto, apesar de já experimentado em diversos cargos no Executivo, elegeu-se para seu primeiro mandato no Legislativo estadual. Radde e Sito exerciam mandatos como vereadores na Capital.

Outra novidade na bancada de esquerda é Bruna Rodrigues (PCdoB), a única representante comunista na Assembleia.

Juntos, PCdoB e PT compõem a Federação Partidária Brasil da Esperança, que ainda tem como integrante o PV, que não elegeu nenhum deputado estadual.

Segundo informou comunicado da Federação, as tarefas prioritárias serão fazer oposição ao governo Leite e garantir a ligação do RS com as políticas do governo federal.

Além destes, o PSOL também apresentou um parlamentar estreante na casa: Matheus Gomes irá compor a dupla de deputados pesolistas com Luciana Genro.

Confira aqui a lista completa dos novos deputados e das respectivas bancadas.

Cinco deputados irão compor cargos no governo estadual

Cinco dos deputados empossados hoje serão substituídos por suplentes após terem sido nomeados como secretários do governo estadual.

São eles: Juvir Costella (MDB), que retornará à Secretaria de Logística e Transportes; Beto Fantinel (MDB), chamado para a Secretaria de Assistência Social; Ernani Polo (Progressistas), que será Secretário de Desenvolvimento Econômico; Gilmar Sossella (PDT), que assumirá a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Profissional e Ronaldo Santini (Podemos), destacado para a Secretaria de Desenvolvimento Rural. Os suplentes serão, respectivamente: Rafael Braga Librelotto, Carlos Búrigo, Issur Koch, Airton Artus e Airton Lima.

Vilmar Zanchin (MDB) será o novo presidente

Os deputados da nova legislatura elegeram uma nova composição da mesa diretora da Assembleia Legislativa gaúcha. Respeitando um acordo pluripartidário, uma única chapa composta pelas quatro maiores bancadas da Assembleia (PT, PP, MDB e Republicanos) lançou candidatura.

O deputado estadual Vilmar Zanchin (MDB) foi alçado ao cargo de presidente do Parlamento gaúcho de maneira unânime. Zanchin foi prefeito da cidade de Marau de 2005 a 2012 e deputado estadual por dois mandatos.

Valdeci falou sobre seu mandato

Posteriormente à eleição da Mesa Diretora, o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) despediu-se da presidência da Assembleia Legislativa em discurso na tribuna. Valdeci destacou os principais feitos de sua gestão, entre eles, o movimento Rio Grande Contra a Fome, da qual foi idealizador.

“Em ações conjuntas e individuais se garantiu, até este momento, a arrecadação de mais de 230 toneladas de alimentos entregues à Defesa Civil Estadual e de R$ 40 milhões para o Fundo Social de Assistência Social”, afirmou.

Novo presidente concedeu entrevista

Após a cerimônia, o novo presidente da ALRS Vilmar Zanchin concedeu entrevista coletiva no Salão Júlio de Castilhos. Perguntado sobre a reestruturação do IPE Saúde, o emedebista delegou ao governador a apresentação de propostas à Assembleia.

Quanto à concessão de rodovias, enfatizou que a legislação autorizativa para o Executivo já passou pela Casa e só voltará a discussão caso haja alguma alteração para ser feita. Também respondeu perguntas sobre a estiagem, o resultado das eleições gerais e a correção dos salários do magistério estadual de maneira genérica. Vilmar Zanchin concluiu a entrevista falando sobre o Assistir na Saúde - programa do Governo do Estado que destina recursos financeiros aos hospitais gaúchos vinculados ao SUS. O presidente do Parlamento manteve-se aberto à possibilidade de uma nova comissão especial para avaliar o programa.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Katia Marko