Rio de Janeiro

Investigação

Operação da PF busca mais um suspeito de envolvimento em atos bolsonaristas no Norte Fluminense

Dos 11 mandados de prisão preventiva expedidos em cinco estados do Brasil, um dos alvos é de Macaé, no Rio

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Os fatos investigados "constituem, em tese, os crimes de" abolição violenta do Estado Democrático de Direito - Marcelo Camargo/Agência Brasil

Nesta sexta-feira (27), a Polícia Federal deu início a mais uma fase da operação, chamada Lesa-Pátria, que busca investigar os envolvidos nos atos golpistas em Brasília, no último dia 8 de janeiro.

Segundo informações do portal G1, um dos alvos é procurado no estado do Rio de Janeiro, na cidade de Macaé, no Norte Fluminense. O nome não foi divulgado. 

No total, agentes da PF saíram para cumprir 11 mandados de prisão preventiva e 27 mandados de busca e apreensão em cinco estados e no Distrito Federal.

Leia também: Marina denuncia que quatro em cada dez crianças Yanomami estão contaminadas por mercúrio

Ainda de acordo com a PF, os fatos investigados "constituem, em tese, os crimes de" abolição violenta do Estado Democrático de Direito; golpe de Estado; associação criminosa; incitação ao crime; destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

“Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido”, disse a PF em nota. “As investigações continuam em curso e a operação Lesa Pátria se torna permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas.” 

O ministro Justiça e Segurança Pública, Flavio Dino (PSB), comentou sobre a operação desta sexta-feira (27) em seu perfil no Twitter.

 

 

Na última sexta (20), a PF deflagrou a 1ª fase da operação Lesa Pátria. Foram presas 6 pessoas suspeitas de financiarem ou participaram dos atos do 8 de Janeiro.

Edição: Mariana Pitasse