Rio de Janeiro

Crise das barcas

Após protesto, governo do RJ marca reunião para tratar sobre continuidade do serviço das barcas

O encontro terá a presença do deputado estadual Flavio Serafini e do secretário estadual de Transportes Washington Reis

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
O encontro foi marcado dois dias após um ato organizado em frente ao Palácio Laranjeiras, sede do governo estadual - Isabella de Oliveira

Nesta quinta-feira (26), às 15h, acontece uma reunião para tratar sobre a continuidade do serviço das barcas no Rio de Janeiro. O encontro terá a presença do deputado estadual Flavio Serafini (Psol), presidente Frente Parlamentar em Defesa do Transporte Aquaviário da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj), e de Washington Reis, secretário estadual de Transportes.

A reunião ocorre na Secretaria Estadual de Transportes, que fica na avenida Nossa Senhora de Copacabana, no gabinete Copacabana. 

Leia também: Documentário produzido pelo Brasil de Fato estreia nesta sexta (27) no Fórum Social Mundial

O encontro foi marcado dois dias após um ato organizado em frente ao Palácio Laranjeiras, sede do governo estadual, na zona Sul da capital, para protestar por uma resolução e apontar o impacto que uma possível pausa na circulação do transporte pode causar. 

Além disso, os manifestantes, que são usuários diários do transporte, pedem por transparência no acordo entre o governo estadual e a CCR. Compareceram em peso moradores da Ilha de Paquetá, que dependem exclusivamente das barcas para sair do bairro até a região central da capital.

Faltando cerca de duas semanas para o fim do contrato de concessão da operação das barcas, as negociações entre o governo do Rio de Janeiro e a operadora CCR ainda não foi resolvido. 

O contrato acaba no próximo dia 11 de fevereiro. No entanto, o estado não divulgou até o momento qualquer medida para solucionar o problema, a não ser um contrato que ainda não tem chancela judicial para entrar em vigor, anunciado no início de dezembro passado.

Edição: Mariana Pitasse