Rio Grande do Sul

REAÇÃO

Comissão de deputados da Assembleia Legislativa gaúcha condena atos golpistas

BdF RS buscou saber quais foram os deputados que assinaram a nota e se houve alguma discordância ou ausência

Brasil de Fato | Porto Alegre |
A nota que condenou o terrorismo de Brasília é assinada por uma Comissão, não sendo possível identificar quais foram os deputados que subscreveram - Foto: Galileu Oldenburg/Agência ALRS

A Assembleia Legislativa do Estado do RS (ALRS) se manifestou condenando os atos golpistas que ocorreram em Brasília no domingo, dia 8 de janeiro. Por meio de nota oficial, a Casa afirmou que o ocorrido foi lamentável e criminoso, resultando em um episódio vergonhoso e inadmissível.

A nota reforça o posicionamento que já havia sido emitido pelo presidente do Legislativo gaúcho, o deputado Valdeci Oliveira, que, ainda no domingo (8) em que ocorreu o vandalismo, afirmou condenar, em nome do Parlamento, as invasões.

Na nota oficial, a Casa Legislativa do RS afirma que não aceita "tentativas de ruptura", tampouco "aqueles que buscam subjugar, na base da violência e da coação, a vontade soberana do povo brasileiro, a qual foi expressa nas urnas, no último dia 30 de outubro".

Dificuldade para emitir a nota

A nota é assinada pela Comissão Representativa de Deputados e Deputadas da ALRS. Esta Comissão de 11 deputados responde pela Assembleia durante o recesso parlamentar, que vai até o dia 31 de janeiro.

Até esta data, a Comissão pode ser convocada pelo presidente Valdeci ou por um terço dos seus integrantes, "para atender a qualquer atividade extraordinária que possa surgir no período".

A nota que condenou o terrorismo de Brasília é assinada pela Comissão de forma genérica, não sendo possível identificar através do site da ALRS quais foram os deputados que subscreveram.

Porém, uma fonte que pediu para não ser identificada informou à reportagem do Brasil de Fato RS que ocorreram "dificuldades" durante a elaboração da nota, principalmente com relação à utilização de termos que caracterizassem os atos como terrorismo.

Nesse sentido, a nossa reportagem buscou confirmar a presença dos deputados integrantes da Comissão e quais deles teria colocado resistência à elaboração da nota. A assessoria da presidência não confirmou o impasse, informando apenas que a nota foi assinada por todos os presentes na reunião, sem declinar se houve alguma ausência.

Compõem a Comissão, além do presidente Valdeci, os deputados Pepe Vargas (PT), Carlos Búrigo (MDB), Frederico Antunes (PP), Mateus Wesp (PSDB), Capitão Macedo (PL), Juliana Brizola (PDT), Fran Somensi (Republicanos), Dr. Thiago Duarte (União), Fábio Ostermann (Novo) e Elizandro Sabino (PTB).

Nesse sentido, a reportagem do BdF RS entrou em contato com o gabinete de cada um dos deputados que compõem a Comissão, questionando se eles estavam presentes na reunião e se subscrevem a nota que condenou o terrorismo de Brasília.

Até o fechamento desta matéria, somente o deputado Pepe Vargas (PT) havia confirmado a subscrição. Na medida em que outros mandatos responderem, essa matéria será atualizada.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Katia Marko