Rio de Janeiro

CRIME EM FAMÍLIA

Ex-deputada Flordelis e filha biológica dividem cela em presídio no Rio

Família ocupa cela destinada a presas com problemas de saúde; Flordelis sofre desmaios e convulsões, afirma defesa

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Flordelis senta no banco dos réus com mais quatro acusados pela morte do marido e pastor Anderson do Carmo - Brunno Dantas/TJRJ

A ex-deputada federal Flordelis dos Santos de Souza, condenada por envolvimento na morte do marido e pastor Anderson do Carmo, está dividindo a cela com a filha biológica, Simone dos Santos Rodrigues, na penitenciária feminina Talavera Bruce, no Complexo de Gericinó, zona Oeste do Rio de Janeiro.

A pastora foi condenada em novembro do ano passado por homicídio triplamente qualificado, tentativa de homicídio duplamente qualificado, além uso de documento falso e associação criminosa armada. O julgamento, um dos mais longos da história fluminense, resultou na pena de 50 anos e 28 dias de prisão.

Leia mais: 

Já a filha de Flordelis, Simone dos Santos, foi condenada a 31 anos e 4 meses de prisão também por homicídio triplamente qualificado, tentativa de homicídio duplamente qualificado e associação criminosa armada. Mãe e filha dividem um cubículo destinado a presas com problemas de saúde. 

De acordo com informações do jornal Extra obtidas com defesa da parlamentar, Flordelis tem episódios de desmaios e convulsões. Além disso, a pastora faz uso de medicamentos controlados devido a um acidente vascular cerebral que teve há alguns anos.

Simone dos Santos, que foi transferida para a mesma unidade prisional da mãe após o julgamento, precisa fazer acompanhamento de um câncer já tratado. Antes, ela estava no presídio Oscar Stevenson, em Benfica, e não podia ter contato com Flordelis.

Relembre o caso

O pastor Anderson do Carmo foi morto com mais de 30 tiros na garagem da casa em que morava com Flordelis e mais 55 filhos no município de Niterói, na noite do dia 16 de julho de 2019.

A pastora, que ficou conhecida por adotar mais de 50 “filhos”, foi condenada como a mandante do crime por homicídio triplamente qualificado (motivo torpe, emprego de meio cruel e de recurso que impossibilitou a defesa da vítima), tentativa de homicídio, uso de documento falso e associação criminosa armada.

Rayane dos Santos, neta biológica da ex-deputada e Marzy Teixeira e André Luiz de Oliveira, filhos adotivos de Flordelis, foram inocentados.

Edição: Clívia Mesquita