Distrito Federal

segurança

Diplomação de parlamentares do DF exige segurança reforçada

Depois dos ataques dos dia 12, presidente do TRE-DF se reuniu com o secretário de Segurança Pública do DF

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Secretário Júlio Danilo garantiu policiamento ostensivo - Divulgação/Ascom TRE-DF

Em reunião nesta quarta-feira (14), o desembargador Roberval Belinati, presidente do Tribunal regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE- DF),  e o  secretário de Segurança Pública, Júlio Danilo, discutiram o plano de ação contra possíveis protestos anti democráticos no dia da diplomação dos eleitos pelo DF. O pedido de reforço é para garantir a segurança na próxima segunda-feira (19), às 19h, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

Segundo o TRE-DF, o esquema de segurança deve garantir o respeito à democracia e à integridade física e moral do público que acompanhará a cerimônia. Na ocasião serão diplomados os eleitos nas Eleições 2022 pelo Distrito Federal, entre estes o governador Ibaneis Rocha, a vice-governadora Celina Leão, a senadora Damares Alves, 24 parlamentares distritais e 8 federais.

A cerimônia, que tradicionalmente acontece no Auditório Pedro Calmon do Quartel General do Exército, mudou devido ao acampamento dos grupos de extrema-direita no local.

Na reunião, Júlio Danilo, afirmou que as forças de segurança estão preparadas para fazer policiamento ostensivo e segurança no local da cerimônia e em todo o Distrito Federal.

"Não será tolerado nenhum ato de terrorismo ou de vandalismo e qualquer responsável por ato irregular em manifestação pode ser preso", destacou o presidente do TRE-DF.

Violência

Após a noite de atos violentos, na segunda-feira (12), que incluiu incêndio de ônibus e carros no centro de Brasília, além de depredações de patrimônio público, nenhum militante bolsonarista foi preso até o momento.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino