Rio de Janeiro

violência policial

Jovem é morto durante operação das polícias civil e militar no Complexo da Maré (RJ)

Renan de Lemos, de 24 anos, era motorista de aplicativo e deixa duas filhas; moradores protestaram na Avenida Brasil

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Operação conjunta das forças policiais suspendeu aulas em 40 escolas da rede municipal - Reprodução/Maré de Notícias

Um morador do Complexo da Maré, na zona norte do Rio, morreu durante uma operação conjunta das polícias civil e militar na manhã desta sexta-feira (25). O jovem Renan Souza de Lemos, de 24 anos, era motorista de aplicativo e deixa duas filhas, uma de seis anos e uma bebê de sete meses. Ele foi baleado e não resistiu aos ferimentos.

Leia mais: Uma pessoa negra é morta pela polícia a cada nove horas no Rio de Janeiro, aponta pesquisa

Moradores relataram clima de guerra desde as primeiras horas da manhã. Por volta das 4h já havia registro de tiroteio em diversos pontos da comunidade, além da presença de helicópteros voando próximo das casas e blindados circulando pela favela. 

A Secretaria Municipal de Educação (SME) informou que 40 escolas do Complexo da Maré suspenderam as aulas pela "segurança de toda a comunidade escolar" por causa da operação. A Clínica da Família Jeremias Moraes da Silva também interrompeu o funcionamento.

Desde a madrugada, policiais militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e policiais civis da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) atuam nas comunidades Nova Holanda e Parque União. De acordo com a corporação, a incursão visa coibir movimentações criminosas relacionadas ao roubo de carga e de veículos na região.

Um policial do Bope e três suspeitos ficaram feridos durante o confronto. A Delegacia de Homicídios da Capital investiga a morte de Renan Lemos. Pela manhã, moradores realizaram um protesto na pista central da Avenida Brasil, na altura do Parque União. Segundo a PM, até o início desta tarde (25) policiais reforçavam o patrulhamento na Maré.

A assessoria de imprensa da PM divulgou que a operação apreendeu uma tonelada de drogas na região. E que foram encontrados um fuzil, uma pistola, um revólver e duas granadas com os suspeitos feridos em confronto. 

*Atualizada às 14h com o balanço da PM

Edição: Clívia Mesquita