Rio de Janeiro

Preconceito

Discriminação como barreira para tratamento da AIDS é tema de debate no Rio

Evento é organizado pela ABIA, organização criada pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, há 35 anos

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Criado em 1991 por um grupo de artistas nova iorquinos, o laço vermelho é um símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a AIDS - Shutterstock

Na próxima quinta-feira (1) é datado o Dia Mundial contra a AIDS. Em referência à data, a Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS (ABIA) vai organizar o seminário “Estigma e discriminação como barreira para a Prevenção e o Tratamento”, no Hotel Florida, no Flamengo, zona Sul do Rio de Janeiro, entre quinta-feira (8) e sexta-feira (9), a partir das 9h.

Leia também: Monkeypox e homofobia: movimentos alertam para que não se repitam os erros da pandemia da aids

O seminário pretende abordar temas cruciais para a compreensão dos dilemas que ainda persistem na sociedade e permitem a existência de posturas discriminatórias em relação às pessoas que vivem com HIV/AIDS, bem como em relação a outras patologias, como a Monkeypox.

O evento terá transmissão ao vivo pelo YouTube da ABIA.

A ABIA, que este ano completa 35 anos de trajetória, foi criada pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, e colaborou com a retirada da AIDS do contexto clínico, apontando como problema social, político e econômico. 

Soropostivo, Betinho faleceu 10 anos depois da fundação da organização, em decorrência de complicações da AIDS, mas ela continuou o trabalhando, sendo reconhecida hoje como uma das mais respeitadas instituições que atuam no campo e é responsável pelo Observatório Nacional de Políticas de AIDS.

Edição: Mariana Pitasse