Rio de Janeiro

CULTURA

Dia da Consciência Negra é celebrado com festival "Viva Zumbi" em Niterói (RJ)

Evento no domingo (20) terá diversas apresentações artísticas, debates, oficinas e show da cantora Teresa Cristina

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Distribuição de feijoada gratuita para os participantes durante a 13° edição do Viva Zumbi - Foto: Evelyn lee

O dia da Consciência Negra é celebrado no domingo (20). Em Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro, a data será comemorada com música, literatura, capoeira, debates e homenagens durante o festival “Viva Zumbi” no Caminho Niemeyer, no centro do município.

A 14° edição do evento é organizada pela Ong Cidadania em Movimento com o apoio de diversos parceiros. O festival começa às 10h com um ato religioso de lavagem na estátua de Zumbi, na Cantareira, seguido para a II Marcha da Consciência Negra. A atração da noite será a cantora Teresa Cristina, que contará também com a apresentação da rapper Drik Barbosa. 

Leia mais: "A capoeira vai além do corpo e da música, ela faz parte da identidade negra”, diz contramestre

As homenageadas do dia serão as mulheres negras. A economista e influenciadora Nath Finanças e a vereadora do Partido dos Trabalhadores (RJ), na cidade do Rio, Tainá de Paula, estão entre as pessoas que terão a atuação social reconhecida.

Além dos shows, a programação inclui atrações artísticas, feijoada gratuita e tendas temáticas com oficinas. A entrada é franca.

“Esse festival reúne diversas expressões artísticas e culturais da população negra como literatura, capoeira, religiosidade, moda, culinária e muito mais. É uma grande oportunidade para celebrarmos a nossa ancestralidade, nossa resistência e nossas existências. Todos que defendem a luta antirracista, a nossa democracia e uma sociedade mais justa e digna para todos são bem vindos na nossa celebração!”, disse a vereadora de Niterói e deputada estadual eleita pelo PT, Verônica Lima.

A organização do evento irá recolher ao longo do dia doação de alimentos não perecíveis. 
 

Edição: Jaqueline Deister