Rio de Janeiro

ALIMENTAÇÃO

Campanha contra a fome na primeira infância vai beneficiar famílias do Complexo do Alemão (RJ)

Iniciativa identificou 740 crianças em situação de insegurança alimentar na comunidade, que inclui fome e desnutrição

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
A fome foi maior entre famílias com crianças de até seis anos no estado do Rio, segundo a Rede Penssan - Agência Brasil

A crise alimentar na primeira infância, que atinge crianças de 0 a 6 anos de idade, é o foco da campanha "Prato Cheio de Sonhos" que será lançada no Complexo do Alemão, zona norte do Rio de Janeiro, na próxima terça-feira (15). A iniciativa da ONG  Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) em parceria com organizações locais vai garantir recursos para que famílias possam adquirir alimentos durante três meses. 

No período de férias escolares, muitas creches interrompem as atividades e as crianças ficam sem a principal refeição do dia. Diante da dificuldade de mães e responsáveis, a campanha identificou 740 crianças de 0 a 6 anos em situação de insegurança alimentar, que inclui fome e desnutrição no Complexo do Alemão. 

Leia mais: Merenda escolar sem reajuste há 5 anos é um dos motivos para aumento da fome, diz pesquisadora

Para cada uma das famílias será entregue um cartão alimentação, com três recargas mensais no valor de R$ 150 até janeiro de 2023. A ação visa chamar atenção da sociedade e do poder público para a fome na comunidade e contribuir com a alimentação das crianças neste final de ano. O total de recursos investidos pelo Ibase é de R$ 333 mil.

"A fome é sempre grave. Quando ocorre na primeira infância, gera também prejuízos no desenvolvimento psicomotor, menor aproveitamento escolar e uma menor capacidade produtiva na idade adulta. Isso é especialmente triste e urgente para se resolver", afirma Rita Corrêa Brandão, diretora do Ibase.

A expectativa é que a campanha seja ampliada para o Complexo do Borel, na Tijuca e Jardim Gramacho, no município de Duque de Caxias, na baixada fluminense.

No estado do Rio, a fome foi maior entre famílias com crianças até seis anos (21,4%), maior que o percentual do Sudeste (15,3%) e de todo Brasil (18,4%). Isso significa que a presença de menores de seis anos aumenta em 34,6% a insegurança alimentar nos domicílios fluminenses. Os dados são do último Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19, elaborado pela Rede Penssan.  

Lançamento

O lançamento da campanha "Prato Cheio de Sonhos" será no Centro Cultural Oca dos Curumins, às 10h, com a presença das famílias beneficiadas. O endereço é Av. Itaoca, 2.353, Inhaúma, próximo ao Complexo do Alemão.

As organização locais parceiras da ação são Abraço Campeão, Centro Cultural Oca dos Curumins, Educap, Escola Quilombista Dandara dos Palmares, Instituto Raízes em Movimento, Na Ponta dos Pés, Núcleo de Estimulação Estrela de Maria, Projeto Compartilhar Conhecimento, Projeto Resgatando a Inocência, Jardim Escola Estrelinha, Vidançar e Descolando Ideiais.

Edição: Clívia Mesquita