Rio de Janeiro

ARMAMENTO

Crianças usam simulacro de fuzil em evento da Polícia Militar no Rio: "teatro de guerra"

Evento em comemoração ao Dia das Crianças teve simulação de treinamento com menores de idade

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Crianças equipadas de colete, capacete e réplica de fuzil participaram de atividade da PMERJ - Reprodução/Redes sociais

A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) realizou uma atividade com crianças fardadas e usando réplicas de fuzil na última quarta-feira (12). O evento em comemoração ao Dia das Crianças aconteceu no Centro de Educação Física e Desportos, em Sulacap, zona oeste da capital fluminense, e contou com dezenas de menores de idade.

Leia mais: Operação policial fecha quatro escolas no Complexo do Lins, na Zona Norte do Rio de Janeiro

No vídeo publicado pela própria corporação, pelo menos três crianças saem de uma van equipadas com parte do uniforme original da PM e as réplicas de arma de fogo. Ao saírem do carro ao som da sirene, elas caminham em círculos com a orientação dos militares.

E a atividade recebeu críticas nas redes sociais por associar a imagem de menores ao porte de armas. "Que horror! Dia das crianças deveria ser só diversão, brincadeiras e presentes. Não um teatro de guerra... Deus tenha piedade", comentou um perfil. 

"Nítido o constrangimento das crianças. Coisa que quem postou não tem, pois para isso teria que ter vergonha", respondeu outro usuário ao vídeo. 

Outra postagem mostra crianças praticando esportes, participando de gincanas e outras atividades no evento. A assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informou que "as crianças tiveram a experiência de vivenciar um pouco do trabalho de seus pais". E que as atividades foram acompanhadas por supervisores e responsáveis pelos menores.

 

Edição: Clívia Mesquita