Rio de Janeiro

ELEIÇÃO 2022

Datafolha RJ: Claudio Castro lidera com 44%; Marcelo Freixo tem 31% das intenções de voto

Num possível segundo turno, o atual governador do Rio de Janeiro tem 46% e Freixo  38% dos votos

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Segundo Datafolha, o cenário é de estabilidade em relação à última pesquisa para o governo do Rio - Carlos Magno/Governo do Rio de Janeiro | Agência Câmara

A pesquisa Datafolha para governador do Rio de Janeiro divulgada nesta quinta-feira (29), dois dias após o debate da TV Globo, aponta Cláudio Castro (PL), candidato à reeleição, com 44% das intenções de votos, seguido pelo deputado federal Marcelo Freixo (PSB) com 31%. O cálculo exclui os entrevistados que declararam votar nulo (10%) ou indecisão (9%).

De acordo com o instituto, o quadro também é estável em relação à simulação de segundo turno. Castro aparece com 46% e Freixo com 38%, a mesma intenção de voto da última pesquisa.

No último levantamento do instituto divulgado na semana passada, em 22 de setembro, o atual governador do Rio aparecia à frente com 36% e Freixo com 26%. De acordo com o Datafolha, Castro e Freixo mantiveram seus percentuais de preferência junto ao eleitorado total.

Em terceiro lugar, aparece o ex-prefeito de Niterói Rodrigo Neves (PDT) com 11%, seguido por Paulo Ganime (Novo) com 4%, Cyro Garcia (PSTU) com 3%, Wilson Witzel (PMB), Eduardo Serra (PCB) e Juliete (UP), todos com 2%, e Luiz Eugênio (PCO) com 1%.

A sondagem, contratada pela Folha de São Paulo e pela TV Globo, foi realizada de terça (27) a quinta-feira (29) e entrevistou 1.500 eleitores no estado. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RJ-03260/2022. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Edição: Jaqueline Deister