Rio de Janeiro

Coluna

Vamos brincar de treinador da Seleção Brasileira?

Imagem de perfil do Colunistaesd
Tite vai divulgar a lista final de convocados para a disputa da Copa do Mundo no dia 7 de novembro - Lucas Figueiredo / CBF
A Seleção Brasileira ainda movimenta todo tipo de sentimento quando está em campo

*Luiz Ferreira

Todo mundo sabe que o brasileiro guarda um faceta de treinador de futebol. As resenhas nas mesas de bar (e nas redes sociais) depois de cada partida do seu clube do coração não me deixam mentir nesse sentido. E isso fica ainda mais claro quando o assunto é a nossa Seleção Brasileira.

Esqueça por um instante o que fizeram com a famosa e lendária camisa amarelinha nesses últimos anos. Lembre-se de que ela sempre foi símbolo de futebol-arte, de alegria e de sorrisos. E por mais que alguns digam que “ninguém liga”, a Seleção Brasileira ainda movimenta todo tipo de sentimento quando ela está em campo. Para o bem e para o mal.

E às vésperas do início da Copa do Mundo, é mais do que natural que se façam projeções sobre os adversários do Brasil na fase de grupos e sobre os jogadores que Tite irá convocar para o Mundial do Catar. E quem acompanha a Seleção Brasileira por ofício, hobby ou paixão sabe muito bem que a tendência é que não tenhamos muitas surpresas no dia 7 de novembro, data em que a lista final de convocados para a Copa será anunciada de maneira definitiva.

É por isso que eu gostaria de propor aqui uma brincadeira.

Que tal a gente brincar de treinador da Seleção Brasileira? Além de ser um exercício interessante, ele ajuda a aliviar um pouco a tensão desses dias mais pesados e a manter viva a chama de “corneteiros oficias” do escrete canarinho mantida com afinco pelas últimas três gerações de torcedores.

Depois de muito pensar, escolhi meus 26 convocados. Toda essa lista foi feita tendo o esquema tático do treinador da Seleção Brasileira como base. São eles:

Goleiros: Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City) e Weverton (Palmeiras);

Zagueiros: Marquinhos (PSG), Thiago Silva (Chelsea), Éder Militão (Real Madrid) e Gabriel Magalhães (Arsenal);

Laterais: Danilo e Alex Sandro (Juventus) e Alex Telles (Sevilla);

Meio-campistas: Casemiro e Fred (Manchester United), Lucas Paquetá (West Ham), Philippe Coutinho (Aston Villa), Bruno Guimarães (Newcastle), Fabinho (Liverpool), Gustavo Scarpa (Palmeiras) e Everton Ribeiro (Flamengo);

Atacantes: Neymar (PSG), Vinícius Júnior e Rodrygo (Real Madrid), Raphinha (Barcelona), Richarlison (Tottenham), Gabriel Jesus (Arsenal), Antony (Manchester United) e Pedro (Flamengo).

Só três laterais, Luiz? Sim, meu amigo. Só três laterais. Não se esqueçam que Fabinho e Éder Militão podem jogar ali e já o fizeram mais de uma vez sob o comando de Tite.

Danilo (o titular da equipe pelo menos em tese) é bom na defesa e ajuda a liberar o lateral do outro lado. Na ausência de Guilherme Arana, levaria Alex Telles e Alex Sandro. Ambos são versáteis, sabem jogar armando o jogo e buscando a linha de fundo. E apesar da história e da experiência, não levaria Daniel Alves apesar de compreender bem a preferência de Tite pelo jogador do Pumas (do México).

No meio-campo, levaria Everton Ribeiro e… Gustavo Scarpa! O camisa 14 do Palmeiras é um dos mais regulares do futebol brasileiro já há algum tempo e também é uma das principais engrenagem do time comandado por Abel Ferreira. Pode jogar por dentro ou pelo lado do campo e tem capacidade de se adaptar com facilidade a todo tipo de cenário dentro do campo.

Em tempo: antes que me cornetem, gostaria de deixar claro que Philippe Coutinho pode e deve estar na lista se estiver em forma. Não dá pra abrir mão de um jogador como ele numa Copa do Mundo.

E no ataque, levaria quase toda a base convocada por Tite nos últimos amistosos da Seleção e não abriria mão de Pedro pelas características. O camisa 21 do Flamengo é único em todos os sentidos e merece a vaga pelo que fez nessa temporada.

Eu tenho certeza absoluta de que essa lista de convocados não vai agradar a todos.

Muita gente vai falar em jogadores que sequer passaram pela minha cabeça nesses últimos meses. Mas é do jogo. E também faz parte da nossa “brincadeira” aqui no Brasil de Fato.

E qual seria a sua lista? Quem você convocaria para a Copa do Mundo? Vale tudo, meu amigo. Só não vale usar a camisa da Seleção Brasileira pra defender o indefensável como aconteceu nesses últimos anos.

*Luiz Ferreira escreve toda semana para a coluna Papo Esportivo do Brasil de Fato RJ sobre os bastidores do mundo dos atletas, das competições e dos principais clubes de futebol. Luiz é produtor executivo da equipe de esportes da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, jornalista e radialista e grande amante de esportes.

**Este é um artigo de opinião. A visão do autor não necessariamente expressa a linha editorial do jornal Brasil de Fato.

Edição: Mariana Pitasse