Distrito Federal

Paralisação

Enfermeiros do DF vão paralisar atividades por 24h na próxima quarta

Categoria tenta pressionar poderes pela aprovação do piso da categoria e fonte de custeio

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Categoria briga pelo piso salarial - Foto: Carolina Lima

Enfermeiros do Distrito Federal (DF) vão paralisar as atividades na próxima quarta-feira (21). A adesão à mobilização nacional pelo piso salarial da categoria foi definida em assembleia geral do Sindicato dos Enfermeiros do DF (SindEnfermeiro) realizada na quarta-feira (15). A paralisação será de 24 horas.

De acordo com a entidade, cerca de 150 pessoas participaram da assembleia. Os trabalhadores também definiram um grupo de representantes que vão ajudar a coordenar as ações nas unidades de saúde em diferentes regiões do Distrito Federal.

Ainda segundo o Sindicato, o grupo começa a se reunir a partir desta sexta-feira (16) para definir os próximos passos e estratégias da mobilização.

O objetivo é pressionar, não apenas o STF em relação à suspensão da lei que determinou o piso da categoria, mas também os poderes Executivo e Legislativo pela definição imediata das fontes de custeio. Sancionada no início de agosto, a lei foi suspensa por liminar do ministro Luís Roberto Barroso.

:: Trabalhadores da enfermagem convocam paralisação para o dia 21 em todas as regiões do país ::

“Infelizmente as movimentações do STF – inclusive na votação para manter a suspensão, que está 5×3 – sinalizam que a preferência é pelo interesse dos patrões”, afirmou Jorge Henrique de Sousa, presidente em exercício do SindEnfermeiro.

No plenário virtual do STF, a votação está em 5 a 3 pela suspensão da lei que criou piso nacional para profissionais de enfermagem.

“Nós não vimos o Judiciário se manifestar à respeito da reforma trabalhista ou do congelamento de gastos com a EC 95, por exemplo. Essa foi uma medida que precarizou e deixou o trabalhador ainda mais vulnerável aos interesses das elites, e mostra que o STF tem um viés classista – e não é o da classe trabalhadora. Por isso, vamos continuar fortalecendo as mobilizações nas ruas até que o piso seja finalmente implementado”, finalizou o presidente.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino