Minas Gerais

MULHERES

Grupo feminino de maracatu realiza debate sobre feminismo e arrastão cultural em Belo Horizonte

A programação é gratuita e acontece no domingo (18), a partir das 10h

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |
Até dezembro deste ano, o coletivo ainda realiza oficinas de maracatu de baque virado, ministradas por Daniela e voltadas para o público feminino. - Foto: Júlia Lanari/Divulgação

O Baque de Mina, primeiro grupo percussivo feminino e feminista de maracatu de baque virado de Minas Gerais, realiza a primeira ação do projeto “Dias Mulheres Virão", no domingo (18), na Pedreira Prado Lopes, na periferia de Belo Horizonte. 

A programação é gratuita e começa com o debate “A auto-organização das mulheres no Brasil: da ditadura às lutas sociais”, às 10h, na Ocupação Pátria Livre. A palestra conta com a participação de Larissa Costa, editora do Brasil de Fato MG.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

Logo em seguida, às 12h, o coletivo realiza um arrastão de maracatu, nos arredores da ocupação. Durante a ação, 14 instrumentistas em formação tocam instrumentos como o bombo, a caixa de guerra, o agbê, o ganzá e o gonguê. O repertório é autoral e tem como tema principal a luta das mulheres. 

“As mulheres são submetidas, histórica e diariamente, a um enorme silenciamento e invisibilidade, em uma sociedade de ordem patriarcal. Queremos fortalecer as lutas feministas, acreditando que ‘dias mulheres virão’ para todas nós e para toda a sociedade”, conta Daniela Ramos, coordenadora do Baque de Mina, desde 2017.

:: Leia mais notícias do Brasil de Fato MG. Clique aqui ::

Até dezembro deste ano, o coletivo ainda realiza oficinas de maracatu de baque virado, ministradas por Daniela e voltadas para o público feminino. 

Serviço

Palestra: “A auto-organização das mulheres no Brasil: da ditadura às lutas sociais”

Horário: 10h às 12h

Data: 18 de setembro de 2022

Local: Galpão da Ocupação Pátria Livre (Rua Pedro Lessa, n° 435, Bairro Santo André - Belo Horizonte)

Classificação: 14 anos

Arrastão de Maracatu com Baque de Mina

Horário: 12h

Data: 18 de setembro de 2022

Local: Nas ruas do entorno do Galpão da Ocupação Pátria Livre

Classificação: Livre

Os eventos são gratuitos.

Contatos:

Instagram: @baquedemina

Facebook: @baquedemina

 

Edição: Larissa Costa