Rio de Janeiro

ELEIÇÕES 2022

RJ: Castro e Freixo fazem campanha na capital e Neves grava entrevista nesta segunda (12)

Confira a agenda dos três candidatos mais bem colocados nas pesquisas, a 20 dias das eleições do primeiro turno

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Pesquisa de intenção de voto mais recente, do Ipec, mostra Castro com 37% e Freixo com 22% - Carlos Magno/Governo do Rio de Janeiro | Agência Câmara

Candidatos ao governo do Rio de Janeiro que aparecem na frente nas pesquisas mais recentes de intenção de voto, o governador Cláudio Castro (PL), o deputado federal Marcelo Freixo (PSB) e ex-prefeito de Niterói Rodrigo Neves (PDT) seguem em campanha nesta segunda-feira (12), a 20 dias do primeiro turno, que ocorrerá em 2 de outubro.

Leia mais: Ipec aponta liderança de Cláudio Castro com 37% no RJ, contra 22% de Freixo

Candidato à reeleição, Castro apresentou, no início da tarde, seu plano de governo na sede da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), no centro da capital fluminense. O atual governador, que lidera as pesquisas de intenção de voto, almoçou com empresários durante o evento.

Marcelo Freixo teve reunião no início da manhã com a direção do Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro. O encontro aconteceu na Glória, na zona sul do Rio, e o candidato do PSB apresentou a representantes do sindicato algumas propostas para o setor. Às 11 horas, Freixo faz uma caminhada com apoiadores no Largo do Machado.

Leia também: Gabriel Monteiro apresenta renúncia de candidatura a deputado federal

O candidato Rodrigo Neves (PDT) participou de uma sabatina no RJ1, telejornal da TV Globo, no fim da manhã. Às 15h30, ele tem na agenda uma caminhada pelo calçadão de Copacabana, no trecho da Avenida Nossa Senhora de Copacabana e esquina com a Rua Santa Clara. Às 18h30, Neves encontra, em Botafogo, representantes da Liga dos Botecos e o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD).

Pesquisas

A pesquisa mais recente, publicada no último dia 6 pelo Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec), antigo Ibope, Cláudio Castro (PL) à frente de Marcelo Freixo (PSB). Castro somou 37% das intenções de voto, enquanto Freixo apareceu com 22%. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Rodrigo Neves (PDT), subiu um ponto e aparece com 7%.

O percentual de votos brancos e nulos caiu de 19% para 13% e 10% dos eleitores não souberam ou não responderam, contra 16% da pesquisa anterior.

O Ipec também perguntou sobre um segundo turno. Cláudio Castro aparece com 43% das intenções de voto, contra 31% de Marcelo Freixo. No levantamento anterior, Castro aparecia com 38% e Freixo, com 35%. Votos brancos e nulos somaram 16%, e 10% dos eleitores não soube ou não quis responder.

Edição: Eduardo Miranda