Rio de Janeiro

TEMPO

Ressaca e ventos fortes antecipam a chegada de frente fria ao Rio nesta quinta-feira

Após dias com altas temperaturas, máxima não vai passar de 20ºC entre sábado e domingo, segundo Climatempo

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
copacabana
Larga faixa de areia da Praia de Copacabana foi tomada pela ressaca, já antecipando a chegada da frente fria nesta quinta-feira - Reprodução/TV Globo

Nem mesmo a faixa de areia da Praia de Copacabana, uma das mais largas do litoral da capital fluminense, ficou imune à chegada de uma forte ressaca na manhã desta quinta-feira (18). No início da tarde, o mar já havia "engolido" quase toda a faixa de areia e a água estava próxima das pistas da Avenida Atlântica.

Leia mais: No Rio, ciclone chega com ventos fortes de até 94 quilômetros por hora

A chegada de uma frente fria vinda do Sul do país, onde a temperatura caiu bastante nos últimos dias, vai mudar o tempo já no fim da tarde desta quinta-feira, de acordo com o Climatempo. Ventos fortes foram registrados em diversos locais da cidade no início da tarde. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, em Santa Cruz e Marambaia os ventos alcançaram velocidade de 65km/h e 67km/h.

Após a temperatura máxima de 32ºC nesta quinta, para a sexta-feira (19) os termômetros oscilarão entre 18ºC e 22ºC. No sábado e no domingo, a temperatura cai um pouco mais, com a mínima de 17ºC e a máxima de 20ºC. Há possibilidade de chuva tanto na sexta quanto no sábado e no domingo.

A Marinha do Brasil antecipou o aviso de ressaca: ondas de até 3 metros de altura podem atingir a orla a partir das 15h desta quinta-feira (18). O alerta é válido até as 21h de sábado (20).

Leia também: Economistas apontam razões para RJ ter as piores taxas de desemprego do Sul e Sudeste

Devido ao aviso de ressaca, o Centro de Operações Rio (COR) faz as seguintes recomendações: não entre no mar com ressaca; não fique em mirantes na orla ou em locais próximos do mar durante esse período; não ande de bicicleta na orla caso as ondas estejam atingindo a ciclovia.

Já em função dos ventos fortes, o COR pede que as pessoas não se abriguem embaixo de árvores ou coberturas metálicas e não passem sob cabos elétricos.

Edição: Eduardo Miranda