Rio de Janeiro

IMUNIZAÇÃO

Município do Rio promove dia D da vacinação contra a paralisia infantil no sábado (20)

Ao todo, mais de 18 tipos de imunizantes serão oferecidos das 8h às 17h em mais de 450 locais na capital fluminense

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
A vacinação contra a covid-19 segue suspensa para a primeira dose (D1) em crianças de 3 e 4 anos - Orlando SIERRA / AFP

No sábado (20) ocorrerá o dia D da vacinação contra a paralisia infantil e de multivacinação de crianças e adolescentes no Rio de Janeiro. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, mais de 18 tipos de imunizantes serão oferecidos das 8h às 17h em mais de 450 locais, como praças, escolas, igrejas, shoppings, associações de moradores, clínicas da família e centros municipais de saúde.

 A recomendação é que os pais apresentem a caderneta de vacinação ou algum comprovante vacinal para facilitar a avaliação das equipes se saúde sobre as doses que não foram aplicadas na época correta. 

Leia mais: Na cidade do Rio, 15 mil doses de vacina contra a covid-19 vencem nesta terça

A vacinação contra a covid-19 segue suspensa para a primeira dose (D1) em crianças de 3 e 4 anos, devido à falta de envio de imunizantes pelo Ministério da Saúde. Para essa faixa etária, está mantida apenas a segunda dose (D2) para quem já completou o intervalo de 28 dias desde a D1, com estoque reservado especificamente para este fim.

A campanha contra a poliomielite e multivacinação para atualização da caderneta começou no último dia 8 e irá até o dia 9 de setembro. No estado do Rio, a expectativa da Secretaria de Estado de Saúde (SES) é alcançar 95% de cobertura vacinal para pólio em crianças de um mês a menores de cinco anos de idade, e reduzir o número de crianças e adolescentes menores de 15 anos não vacinados.

*Com informação do jornal O Dia

Edição: Jaqueline Deister