Rio de Janeiro

PAPO NA LAJE

"Com a bolsa não preciso trabalhar para bancar a faculdade", avalia estudante de Maricá (RJ)

Episódio desta quinta (21) trata sobre o Passaporte Universitário, política de bolsas para instituições privadas

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
No Papo na Laje, os jovens Filipe Okelly e Bárbara Maia contaram experiência com o Passaporte Universitário e a luta dos estudantes para aprimorar o programa - Stefano Figalo/Papo na Laje

O programa Papo na Laje desta quinta-feira (21) conversa com estudantes de Maricá, na região metropolitana no Rio de Janeiro, sobre políticas públicas de acesso ao ensino superior no município. O episódio foi gravado no Condomínio Residencial Carlos Marighella, do programa Minha Casa Minha Vida, no bairro Itaipuaçu.

Leia mais: Jovens entregadores querem organizar sindicato para a categoria em Maricá (RJ)

Os convidados Filipe Okelly e Bárbara Maia são estudantes contemplados pelo programa "Passaporte Universitário", que concede bolsas integrais em instituições de ensino superior em convênio com universidades privadas. O programa atende maricaenses com base na renda familiar desde 2019. 

O presidente da União Maricaense dos Estudantes (UMES), Filipe Okelly, contou que teve uma mudança de perspectiva quando ingressou na faculdade de Direito. Além da bolsa integral, ele recebe o bilhete único universitário para se deslocar até Niterói.

"Antes eu trabalhava para conseguir arcar com as despesas da universidade, quando recebo a bolsa quebro essa lógica de ter que trabalhar para bancar a faculdade. O acesso à universidade precisa vir acompanhado da permanência, o Passaporte é inovador mas é um programa novo que vai se moldando de acordo com o que os estudantes vão passando", disse no Papo na Laje.  

Já os alunos de cursos integrais, que não conseguem conciliar trabalho e estudo, recebem um auxílio financeiro que serve como principal fonte de renda durante a graduação.

Para a estudante de Psicologia Bárbara Maia, a maternidade é um ponto que ainda precisa ser aprimorado no "Passaporte Universitário". A exemplo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), ela e outras mães têm como demanda a criação de um auxílio-creche.

"Eu tenho uma rede de apoio que fica com meu filho quando vou estudar. Mas penso nas mães. Na minha sala tem um casal que se divide entre assistir a aula e ficar do lado de fora com o filho. Nossa principal pauta no Congresso da UMES foi a questão das mães e auxílio creche", afirmou Babi, militante do Movimento Popular da Juventude.

O programa Papo na Laje é transmitido na TV Comunitária do Rio de Janeiro, canal 6 da NET, e no canal do YouTube do programa, todas as quintas, às 18h. A partir desta temporada também é possível assistir em toda Grande São Paulo no canal aberto digital da TVT, também as quintas, às 20h.

Assista:

 

Edição: Mariana Pitasse