Rio de Janeiro

Novidade

Carteira de habilitação agora pode ser renovada online no estado do RJ

Novo serviço deve ser solicitado pelo Posto Digital, do Detran RJ, eliminando necessidade de agendamento prévio

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Se antes era necessário agendar para ser atendido para o serviço, agora o atendimento será por ordem de chegada - Divulgação/Detran-DF

A partir desta semana, os motoristas fluminenses vão poder pedir a renovação da carteira de habilitação sem sair de casa. O serviço, lançado pelo Detran.RJ, pode ser solicitado pelo Posto Digital, disponível no site do órgão.

Os usuários deverão apenas comparecer aos postos, sem necessidade de agendamento, para tirar uma nova foto e fornecer as impressões digitais. Depois também para pegar o documento.

Se antes era necessário agendar para ser atendido para o serviço, agora o atendimento será por ordem de chegada. O usuário poderá escolher qualquer unidade do Detran para fazer a fotografia e a biometria. 

Leia mais: RJ: clínicas cadastradas para exames médicos do Detran deverão aceitar plano de saúde

Pelo Posto Digital, ele receberá o endereço da clínica médica onde fará o exame de aptidão física e mental, e vai indicar a unidade do Detran onde quer pegar sua nova CNH.

O objetivo da mudança, segundo o órgão, é simplificar o processo de renovação da CNH e facilitar o acesso da população ao serviço.

O serviço está valendo apenas aos usuários que optarem pela renovação simplificada da CNH, ou seja, sem alteração dos dados da carteira anterior, ou, no máximo, com inclusão de informação de atividade remunerada. Qualquer alteração além desta exigirá o agendamento prévio do serviço em um posto do Detran.RJ.

A renovação simplificada da CNH não é obrigatória. Quem preferir pode continuar realizando o agendamento prévio nos postos. Para a nova versão simplificada, a CNH anterior precisa ter sido emitida no estado do Rio de Janeiro e o domínio atual tem de ser do RJ. Os usuários com 65 anos ou mais têm a isenção da taxa do Duda.

Edição: Mariana Pitasse