Rio de Janeiro

ARTES PLÁSTICAS

Exposição gratuita no CCBB mostra obras de Cândido Portinari nunca antes vistas

Público poderá conhecer novidades de um dos mais importantes artistas brasileiros do século XX

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Portinari CCBB
Um dos destaques é a obra “Flora e Fauna Brasileiras”, de 1934 e que tem 1,60 de comprimento - Divulgação/Projeto Portinari/Coleção Roberto Marinho

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no centro do Rio, inaugurou na última quarta-feira (29) a exposição gratuita "Portinari Raros", com cerca de 50 obras pouco vistas ou nunca antes expostas de Candido Portinari (1903-1962), um dos mais importantes artistas brasileiros de todos os tempos.

Obras originais, raras, como a única cerâmica produzida pelo artista ao longo de toda a sua vida, estudos de dois cenários produzidos para o "Balé Iara", da companhia Original Ballet Russe, e um dos estudos para o painel "Guerra", da ONU, estarão na exposição, assim como pinturas e desenhos em diversas técnicas.

"Portinari é o maior pintor da brasilidade, tem um papel chave no modernismo brasileiro e foi um artista bastante multidisciplinar no seu tempo, encontrou caminhos e linguagens, diversidade de estilos e possibilidades", afirma o curador Marcello Dantas. 

Ocupando o primeiro andar do CCBB RJ, a mostra será dividida em seis núcleos temáticos: "Fauna", "Paisagens acidentais", "Desenhos", "Infância", "Carajá", "Balé" e "Flores", que darão um amplo panorama das diversas facetas e linguagens exploradas por Portinari. 

"As obras vieram principalmente de coleções privadas, o que significa que várias nunca foram expostas ou estão há muitas décadas em casas de pessoas sem serem vistas pelo público. São trabalhos que vão surpreender muita gente”, ressalta o curador.  

A mostra tem ainda uma instalação digital que levará o público a uma viagem por mais de 5 mil obras catalogadas de Portinari. Os trabalhos serão apresentados em sequência cronológica, em uma projeção com mais de oito horas de duração. 

Serviço

Onde? Rua Primeiro de Março, 66, no Centro do Rio, próximo à Igreja da Candelária. 

Quando? De 2ª feira a domingo, das 9h às 21h, no domingo, das 9h às 20h, e fecha às 3ª feiras. 

Quanto? Gratuita, ingresso no site eventim.com.br ou presencialmente na bilheteria do CCBB. 

A exposição vai até 12 de setembro.

Edição: Eduardo Miranda