Rio de Janeiro

Crise dos trens

Supervia registra aumento de 75% no furto de cabos dos trens e passageiros enfrentam atrasos

Ramais Deodoro, Santa Cruz, Japeri, Saracuruna circularam com intervalos irregulares nesta sexta-feira (1º)

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Supervia Agetransp
Supervia registrou 919 ocorrências de furtos de cabos este ano, principalmente nos ramais Santa Cruz, Japeri e Saracuruna - Divulgação

Passageiros que dependem do sistema de transporte ferroviário no Rio de Janeiro enfrentaram mais uma manhã de atrasos nesta sexta-feira (1º). Segundo a Supervia, furtos de cabos de sinalização ao longo dos ramais Deodoro, Santa Cruz, Japeri e Saracuruna atrapalharam a circulação dos trens desde a madrugada.

Leia mais: Obras do BRT da Avenida Brasil consumiram quase R$ 2 bilhões e têm atraso de cinco anos

Nas redes sociais, clientes da concessionária ironizaram a situação que virou rotina: "Gente nem amanheceu direito, já tem o mesmo informativo de todo dia", escreveu uma passageira. "Para a surpresa de um total 0 de pessoas", disse outro. Além da operação irregular, houve reclamação sobre acúmulo de lixo nas estações e composições sem ar condicionado.

Um levantamento da empresa aponta que de janeiro até o dia 26 de junho, foram 919 ocorrências de furtos de cabos de sinalização do sistema ferroviário, 60% a mais do que o registrado no primeiro semestre do ano passado, quando houve 364. Em 2022, o total em metros de cabos furtados soma cerca de 57 mil, o que representa 75% mais do que o mesmo período do ano passado.

Leia também: Atraso e deboche de maquinista motivam protesto na estação de trem Gramacho (RJ): "Vão de uber"

"A SuperVia tem atuado em apoio à Força-Tarefa criada pelo governo do Estado para coibir os crimes contra o sistema ferroviário e todas as ocorrências são comunicadas às autoridades policiais", informou a empresa em comunicado.

Tiroteios também motivaram a interrupção do transporte em sete ocasiões no primeiro semestre do ano. O caso mais recente ocorreu na madrugada da última segunda-feira (27), em Costa Barros, zona Norte do Rio. Disparos atingiram a rede aérea da Supervia, ocasionando um princípio de incêndio. O ramal Belford Roxo sofreu alterações operacionais durante todo o dia para realização de reparos.

Edição: Clívia Mesquita