Pernambuco

PANDEMIA

Covid-19: comorbidades e vacinação incompleta tem levado pernambucanos à hospitalização

Entre os hospitalizados por covid em Pernambuco, 93% possuem comorbidades e 73% estavam com vacinas atrasadas

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Pernambuco tem, no fim de junho de 2022, mais de 80% dos leitos da rede pública ocupados; são cerca de 1.500 pessoas com SRAG, das quais 700 estão na UTI - Governo de Pernambuco

Entre o fim de maio e o início de junho, em Pernambuco, 87 pessoas foram hospitalizadas e oito faleceram em decorrência da covid-19. O principal fator associado à vulnerabilidade dos pacientes são as comorbidades, segundo o estudo da Secretaria Estadual de Saúde (SES) nesta terça-feira (27). A condição de duas ou mais doenças simultâneas esteve presente em 93,1% dos internados – as mais presentes são doenças cardiovasculares e diabetes.

Destaca-se também o elevado percentual de pessoas sem esquema vacinal completo. Entre os 87 hospitalizados com síndrome respiratória aguda grave (Srag, que são os “casos graves”), 63 pacientes (72,5%) estavam com vacinação atrasada. Na população total de Pernambuco (9,7 milhões, incluindo crianças), menos de 15% estão sem vacina (sendo metade dessas pessoas crianças até 4 anos, público para o qual a vacinação contra a covid ainda não foi liberado. Mas entre os hospitalizados, os não-vacinados são 21,8%.

Leia: Centros de testagem são fechados no Recife; saiba onde ainda é possível fazer teste de covid-19

Ainda entre os pacientes com Srag, 6,9% haviam tomado apenas a 1ª dose e 19,5% haviam tomado as duas doses (esquema básico). Há ainda 14,9% (13 pessoas) que estavam com o esquema vacinal em dia, mas eram todos maiores de 65 anos – e 10 deles possuem comorbidades. Do total, 35 hospitalizadas eram mulheres e 52 homens.

Crianças

Dos 87 pacientes com Srag, apenas 10 eram crianças com até 10 anos de idade. Crianças de 5 a 11 anos de idade já podem tomar 1ª e 2ª doses, enquanto os adolescentes e adultos já podem se inscrever para 3ª dose se o prazo já tiver chegado. A 4ª dose está liberada apenas para pessoas com 40 anos ou mais, desde que já tenha se passado quatro meses de tomada a 3ª dose. Crianças menores de 5 anos ainda não podem se vacinar.

Um levantamento da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) divulgado nesta terça aponta que, do início da pandemia (março de 2020) até dezembro de 2021, o novo coronavírus (Sars-CoV-2) matou, diariamente, em média duas crianças com idade de zero a cinco anos. Ao todo são 1.439 crianças mortas nessa faixa etária, sendo 599 em 2020 e 840 em 2021. Metade dessas vítimas infantis viviam na região Nordeste.


Crianças de 5 a 11 anos de idade já podem tomar 1ª e 2ª doses / Governo de Pernambuco

Alta de casos

Nesta quarta-feira (29), Pernambuco diagnosticou 3.421 novos casos de covid-19. Ao longo da última semana, entre o dia 20 e 26 de junho, o estado confirmou 10.746 casos, uma média de 1.535 novos casos diários. A expectativa é que os números sigam crescendo em decorrência dos festejos juninos.

Vítimas fatais

Entre os oito mortos por covid nas semanas pesquisadas, sete possuíam comorbidades, seis do total tinham idade acima dos 60 anos (e mais uma acima dos 50), além de cinco estarem com vacinação atrasada. Uma única paciente tinha entre 30 e 39 anos. Entre os mortos no período, cinco eram mulheres e três homens.

Patrícia Ismael, secretária executiva de Vigilância em Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde (SES), lembra que é natural que o nível de anticorpos caia com o passar do tempo. “E nos idosos há ainda outra questão: o envelhecimento imunológico do organismo. O estudo acende o sinal de alerta para aqueles pernambucanos que estão com a vacinação indicada atrasada”, diz ela.

A secretária executiva reforça a recomendação da SES para que a população continue usando máscara em ambientes fechados, especialmente pessoas idosas e/ou imunossuprimidas.

Edição: Elen Carvalho e Vinícius Sobreira