Rio de Janeiro

Crise dos trens

Supervia recebe nova multa em mais de R$ 1 milhão por suspensão de serviços em 2021

Pena foi aplicada pelo Procon carioca no mesmo dia em que a concessionária apresentou nova falha nas operações

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Em 2021, a Supervia suspendeu mais de 800 viagens - Divulgação

A concessionária Supervia foi multada novamente pela suspensão e má qualidade dos serviços oferecidos à população fluminense. Desta vez, por uma paralisação dos serviços ocorrida em agosto do ano passado, no ramal Japeri e na extensão Paracambi. O Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor - Procon Carioca multou a empresa em R$ 1.362.360 pela suspensão do serviço além da circulação com horários irregulares em outros ramais.

A pena foi divulgada no mesmo dia em que a concessionária apresentou nova falha nas operações na estação Gramacho, em Duque de Caxias, que gerou protesto dos passageiros na última quarta-feira (22). 

Leia mais: Atraso e deboche de maquinista motivam protesto na estação de trem Gramacho (RJ): "Vão de uber"

A paralisação do ano passado aconteceu por cerca de três dias, teria ocorrido devido ao furto de cabos e equipamentos de sinalização, o que, de acordo com a empresa, impossibilitou a prestação do serviço com segurança.

Em 2021, a Supervia suspendeu mais de 800 viagens. As interrupções no funcionamento causaram danos aos usuários, que relataram dificuldades para embarcar em outros ramais da empresa devido à superlotação em meio à pandemia de covid-19, já que a paralisação ocorreu em horário de pico.

De acordo com o Procon Carioca, a empresa já tinha sido notificada para prestar esclarecimentos. Na época, foram requeridas informações sobre dias de interrupção e ramais afetados, causa da interrupção e duração da interrupção. 

Além disso, a concessionária também precisou responder se há plano de contingência, como ele funciona, e qual o procedimento utilizado para reembolso dos consumidores.

Leia também: CPI dos Trens: Supervia confirma retorno da linha expressa Santa Cruz-Central do Brasil

Na defesa prévia, a Supervia alegou que as suspensões parciais e temporárias do ramal Japeri e da extensão Paracambi foram causadas exclusivamente por problemas de segurança pública nos dias 24, 30 e 31 de agosto de 2021.

A empresa afirma que foram paralisações pontuais, com atrasos pontuais. Ainda segundo a Supervia, a duração da paralisação foi de duas horas no dia 24 de agosto de 2021 e três horas nos dias 30 e 31. 

Desde o início de 2021, a concessionária diz que foram verificadas cerca de 526 ocorrências relacionadas a furtos dos cabos de sinalização, e outras 43 ocorrências de furto dos grampos de fixação e outros componentes da linha férrea.

Edição: Mariana Pitasse