Rio de Janeiro

PARA ASSISTIR

"Onde está investido o dinheiro da cultura?", questionam artistas da Maré (RJ) no Papo na Laje

Programa desta quinta (23) debate com artistas de companhias de teatro do conjunto de favelas da zona Norte

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Os atores Ramires Rodrigues e Geandra Nobre, do conjunto de favelas da Maré (RJ), são os convidados do episódio - Stefano Figalo/Papo na Laje

No programa Papo na Laje desta quinta-feira (23), artistas de companhias de teatro do conjunto de favelas da Maré, na zona Norte do Rio de Janeiro, questionam sobre os investimentos em cultura nas favelas e periferias, além do estado de conservação dos equipamentos culturais disponíveis nesses territórios.

Para a atriz Geandra Nobre, cria do Morro do Timbau, as políticas públicas voltadas para a cultura no estado do Rio precisam atender a diversidade de artistas da Maré. Ela é uma das fundadoras da Cia Marginal, que completa 16 anos levando a memória, identidade e pertencimento da favela para os palcos. 

Leia mais: Educadoras de pré-Encceja social de Maricá (RJ) incentivam: "nunca é tarde para estudar"

"Fica a reflexão de onde se investe o dinheiro da Cultura, onde se distribui. Na Maré temos uma infinidade de artistas, músicos, cantores, produtores, editores de vídeo. Não é essa galera que vemos nos espaços, que ganha os editais e consegue produzir de forma tranquila. Falo dos grupos periféricos, de favela, da zona Oeste. A Maré tem 140 mil moradores, e não temos um espaço de teatro. Temos uma lona cultural, que é um espaço público mas está largado. Do que adianta ter esse espaço totalmente precarizado?", questiona Geandra.

Também foi na Maré que o jovem Ramires Rodrigues, de 25 anos, encontrou seu lugar no teatro. Ele, que é da periferia de São Paulo, logo se identificou com o projeto Entre Lugares no Museu da Maré. 

“Quando a gente faz um espetáculo, a pessoa assiste, se emociona, se identifica. Não tem nada mais verdadeiro do que aquela relação entre ator e público. Acho que a verdade que a gente escolhe falar, da nossa vivência, dos nossos anseios, é muito poderosa de estar no teatro", disse no episódio que vai ao ar nesta quinta (23), às 18h.

Já na Companhia Cria do Beco, em cartaz com a peça “Nem todo filho vinga", Ramires contou como a experiência com o teatro favelado foi importante na vida pessoal. "Fazer teatro na Maré me faz voltar os olhos para onde eu vim. Fiz as pazes com as minhas raízes porque ainda tinha a visão de sair da favela para fazer teatro. Pra mim, o teatro era algo idealizado e muito distante. Ter a oportunidade de ter sido abraçado pelo teatro da Maré me permitiu realizar um sonho", afirmou.

O Papo na Laje é um programa de TV que valoriza o protagonismo da juventude nas favelas e periferias do Rio de Janeiro. A cada novo episódio a apresentadora Dani Câmara recebe dois convidados que compartilham experiências sobre temas de interesse da juventude e da classe trabalhadora.  

A produção é transmitida na TV Comunitária do Rio de Janeiro, canal 6 da NET, todas as quintas, às 18h e no canal do YouTube do programa. Também é possível assistir em toda a grande São Paulo no canal digital aberto da TVT, às quintas, às 20h. 

Assista:

 

Edição: Mariana Pitasse