Rio de Janeiro

VACINA EM ATRASO

No RJ, dois milhões de pessoas não tomaram nenhuma dose da vacina contra covid

Levantamento da Secretaria de Estado de Saúde alerta que 6 milhões estão com a dose de reforço em atraso

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Seis milhões de moradores do RJ não receberam nenhuma dose de reforço - Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Dois milhões de moradores do estado do Rio de Janeiro não tomaram sequer a primeira dose da vacina contra a covid-19, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ). Outras 1,5 milhão de pessoas que receberam a primeira dose ainda não retornaram aos postos de saúde, totalizando três milhões e meio de fluminenses com o esquema vacinal incompleto.  

Leia mais: Existe medida eficaz contra a covid atualmente? Imunologista indica vacinação em dia

O calendário da 4ª dose (ou segundo reforço) depende da disponibilidade do imunizante em cada cidade. Na capital, todos com 40 anos ou mais já podem procurar as unidades de saúde. Porém, segundo a SES-RJ, seis milhões estão em falta com a imunização e ainda não receberam nenhuma dose de reforço.

Uma levantamento nas unidades da rede estadual de saúde confirma que a vacinação é a melhor forma de proteção contra os agravamentos da doença. Entre os dias 9 e 10 de junho, 59% dos internados com covid não estavam com o esquema vacinal completo. 

O secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe, fez um apelo para os fluminenses buscarem ficar em dia com a vacinação. "Estudos mostram que, desde o início da campanha, houve uma redução significativa das formas graves da Covid. Por isso, fazemos um apelo para que a população procure os postos de saúde para receber o imunizante o quanto antes", disse em nota.

A SES-RJ orientou as Secretarias municipais de Saúde a adotarem medidas para ampliarem a cobertura vacinal, como a busca ativa de não vacinados e a vacinação extramuros. Nesta quinta-feira (23), segundo o painel covid da prefeitura, 157 pessoas estão internadas na rede SUS da capital.

Edição: Clívia Mesquita