Rio de Janeiro

POBREZA EXTREMA

Ação da Cidadania lança campanha nacional para convocar sociedade para Pacto pelos 15% com Fome

País tem 33,1 milhões sem ter o que comer, segundo a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Objetivo da campanha é mobilizar empresas, grupos de mídia, instituições, artistas e pessoas físicas por doações - William West/AFP

O Encontro Nacional Contra a Fome, realizado pela Ação da Cidadania em parceria com outras instituições, chegou ao seu último dia, nesta quinta-feira (23), na zona portuária do Rio de Janeiro, com o lançamento do "Pacto pelos 15% com Fome", uma convocação da organização à sociedade na luta contra a insegurança alimentar.

O objetivo é mobilizar empresas, grupos de mídia, agências de comunicação e publicidade, pessoas físicas, instituições e ONGs, para que façam parte do movimento, apoiando campanhas e projetos de entidades que estarão atuando junto ao Pacto, seja fazendo doações ou até mesmo dedicando tempo ao voluntariado. 

Leia mais: Ação da Cidadania realiza "Encontro Nacional Contra a Fome" em parceria com entidades

"Vamos fazer um pacto para ajudar os 15% dos brasileiros que não têm o que comer. O direito básico à alimentação é garantido pela Constituição, mas hoje parece uma miragem distante. Há quase 30 anos, Betinho mobilizou milhares de voluntários para ajudar 32 milhões de pessoas que passavam fome", disse o diretor-executivo da Ação da Cidadania, Rodrigo "Kiko" Afonso.

A plataforma www.15por15.org estará disponível já nesta quinta-feira, com informações sobre o lançamento do Pacto e como é possível participar do movimento. A ideia é que empresas e pessoas, físicas ou jurídicas, possam criar suas ações para doar 15 centavos, 15 reais, 15 milhões, 15 segundos, minutos ou porcentagem de vendas.

Fome no RJ
 
A Ação da Cidadania divulga nesta quinta dados inéditos sobre a fome no estado do Rio de Janeiro, que é um retrato da insegurança alimentar no país, quando comparado com a média nacional. Os números são da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (Rede Penssan), e integram o 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil.

Segundo o informe, 33,1 milhões de brasileiros não têm o que comer. O recorte do estado fluminense foi antecipado a pedido da Ação da Cidadania, por ser o local de sua sede e também do Encontro Nacional. A Ação é parceira e apoiadora da Rede. 

Agenda Betinho

A nova edição da Agenda Betinho também é um dos destaques do Encontro Nacional Contra a Fome neste último dia. Este ano, o documento apresenta 92 propostas para o país e suas cinco regiões, com o objetivo de contribuir com a garantia, desenvolvimento e fortalecimento das políticas públicas estaduais e nacionais de Segurança Alimentar e Nutricional.

O material foi elaborado com diálogo e representações de pesquisadores, agricultores urbanos e rurais, pescadores, ribeirinhos, povos de comunidades tradicionais e de matriz africana, quilombolas, negros, mulheres, indígenas, sindicatos, coletivos, frentes e ativistas.

Edição: Eduardo Miranda