Rio de Janeiro

VIROSE

Segundo caso de varíola dos macacos é confirmado no estado do Rio

O paciente infectado é um homem de 25 anos morador do município de Maricá; ele apresenta quadro clínico estável

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
A transmissão da doença ocorre a partir do contato com fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados - CENTER FOR DISEASE CONTROL / AFP

Na noite do último domingo (19), o Ministério da Saúde confirmou o segundo de varíola dos macacos no estado do Rio de Janeiro. O paciente infectado é um homem de 25 anos morador do município de Maricá, na região metropolitana do Rio.

A pasta informou que o jovem não viajou para o exterior, mas teve contato com estrangeiros. O homem apresenta quadro clínico estável e está sendo monitorado pelo Instituto Nacional de Infectologia e pelas secretarias de Saúde estadual e municipal.

“Todas as medidas de contenção e controle foram adotadas imediatamente após a comunicação de que se tratava de um caso suspeito de monkeypox, com o isolamento do paciente e rastreamento dos seus contatos”, informou o Ministério da Saúde, que notificou a Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre o caso.

Primeiro caso

A confirmação do primeiro caso da doença no estado do Rio ocorreu na última terça-feira (14) pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio (SMS). 
O paciente é um homem brasileiro, de 38 anos, residente em Londres, que chegou ao Brasil no dia 11 de junho. Ele procurou atendimento médico no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) no dia seguinte da sua chegada.

Leia mais: Varíola dos macacos: entenda os riscos dessa doença

Os sintomas da varíola dos macacos são febre, dor no corpo, dor de cabeça, cansaço, gânglios inchados e erupções cutâneas. A transmissão ocorre a partir do contato com fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados.

Dos oito casos confirmados no país até o momento, quatro foram em São Paulo, dois no Rio Grande do Sul e dois no Rio de Janeiro. Há, ainda, seis casos em investigação.
 

Edição: Jaqueline Deister