Rio de Janeiro

Abaixo de zero

Itatiaia (RJ) pode bater novo recorde de baixa temperatura após registrar -11,4 graus

Temperatura foi registrada na última terça-feira (14) no Parque Nacional de Itatiaia, localizado no Sul Fluminense

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
O Parque Nacional de Itatiaia é conhecido pelas baixas temperaturas - Divulgação

O Parque Nacional de Itatiaia, localizado na cidade de mesmo nome no Sul Fluminense, pode bater novo recorde de frio nos próximos dias. O local, conhecido pelas baixas temperaturas, registrou 11,4 graus negativos na madrugada da última terça-feira (14). A temperatura é a menor registrada no país neste ano. 

No ano passado, o local registrou 12 graus negativos, um recorde em todo o país. 

Leia também: Mais afetados pelo desemprego, jovens do RJ contam sobre as dificuldades de conseguir trabalho

A previsão é de que novas temperaturas baixas sejam registradas nesta semana, podendo chegar a 13 ou 14 graus negativos. A estimativa foi feita pelo geógrafo William Siqueira ao jornal Extra. Ele é membro de um grupo de aficionados por baixas temperaturas, o "Portal do Tempo Frio”. 

O grupo instalou a estação Campo Belo, a cerca de 2.400 metros de altitude, no Parque de Itatiaia, que realizou todas as medições temperatura recordes. 

Além da estação Campo Belo, o grupo fincou outras duas estações no local: Rebouças e Delfim Moreira. Os radares ficam 2350 metros e 2605 metros de altitude e operam à base de energia solar.

A quarta estação na região é a do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que marcou 7,8 graus negativos na madrugada da última terça (14).

Edição: Mariana Pitasse