Rio de Janeiro

DIREITOS EM XEQUE

Exibição do Papo na Laje no Complexo da Penha (RJ) terá debate sobre acesso à creche na favela

Defensoria Pública do Rio recebeu 1.500 demandas referentes à falta de vagas este ano; maioria são de mulheres negras

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Marcele Máximo e Ana Letícia são mães de crianças em idade escolar no Complexo da Penha (RJ) - Stefano Figalo/Papo na Laje

Na próxima quinta-feira (16), o programa Papo na Laje será exibido no Morro do Sereno, uma das favelas do Complexo da Penha, na zona norte do Rio de Janeiro. O episódio foi gravado na comunidade e trata do acesso à creches públicas nas favelas cariocas com as moradoras Marcele Máximo, de 29 anos, e Ana Letícia, de 20.

Leia mais: 

Conseguir vagas em creches é um problema que atinge diretamente as crianças, mas também as mulheres. É o caso da Ana Letícia que depende de uma vaga para sua filha para sair em buscar de emprego. "Penso em colocar ela em breve na creche porque eu preciso de um emprego, então não tem outra escolha. Nas entrevistas de emprego só perguntam para as mulheres se elas tem filhos", disse no episódio.

Um levantamento da Defensoria Pública estadual (DP-RJ) mostra que até abril deste ano o número de atendimentos sobre vagas em creches já superou em mais de 30% o total do ano passado. Enquanto houve 1.195 demandas sobre o tema ano passado, só nos primeiros quatro meses de 2022 a Defensoria atendeu 1.559 pedidos de falta de vaga ou transferência em creches e pré-escolas.

Outra convidada do episódio, Marcele Máximo, que é mãe de dois e trabalhadora autônoma, falou sobre a importância da creche na rotina do Maxsuell, de 3 anos. "É pouca creche pra muita criança. A gente que trabalha, no período de férias da creche como faz? Nas creches do município as crianças pegam de 8h até 15h30, lá ele toma o café da manhã, almoça, tem o soninho da tarde. Então ele volta de banho tomado e bem alimentado. Você também consegue um tempo que é seu", explicou.

Segundo a DP-RJ, desde 2018, os atendimentos em busca de vagas em creches públicas somam 12.360. O levantamento confirma que as mulheres são praticamente as únicas responsáveis pela procura (94%), e ainda que a maioria é negra (60,7%). Solteiras representam 62,9% dos atendimentos e a metade é jovens de 25 a 34 anos.

Leia mais: 

A Secretaria Municipal de Educação (SME) informou em nota que a demanda atual por vagas em creches é de cerca de 16 mil crianças, ressaltando que o déficit era de 23 mil no início da atual gestão. "Foram abertas cerca de 11.000 novas vagas em creches, ampliando a capacidade de atendimento para 94 mil alunos em creches na rede".

Programação

Após a exibição do episódio "Direito à creche" na próxima quinta-feira (16), às 18h, no Morro do Sereno, o evento vai promover um roda de conversa sobre o tema com a participação das convidadas do programa, outras mães do Complexo do Penha e Marina dos Santos, da direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e pré-candidata a deputada estadual pelo Partido dos Trabalhadores (PT). 

O Papo na Laje é um programa de TV que valoriza o protagonismo da juventude nas favelas e periferias do Rio de Janeiro. A cada novo episódio a apresentadora Dani Câmara recebe dois convidados que compartilham experiências sobre temas de interesse da juventude e da classe trabalhadora.  

A produção é transmitida na TV Comunitária do Rio de Janeiro, canal 6 da NET, todas as quintas, às 18h e no canal do YouTube do programa. Também é possível assistir em toda Grande São Paulo no canal digital aberto da TVT, às quintas, às 20h. 

Assista:

 

Edição: Clívia Mesquita