Rio de Janeiro

CONTRA NEGACIONISMO

UFRJ promove debate sobre mudanças climáticas e reforma agrária na próxima terça-feira

Leonardo Boff, Marina dos Santos e João Pedro Stédile estarão em mesa redonda no campus da Praia Vermelha

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Participantes vão discutir os efeitos das alterações no clima na agricultura e como a agricultura familiar pode colaborar com a redução dos danos causados ao meio ambiente - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

O Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ realiza na próxima terça-feira (14), às 16h, a mesa redonda "Mudanças climáticas e reforma agrária". O debate terá a participação do teólogo Leonardo Boff, da coordenadora do Fórum, Tatiana Roque, e de Marina dos Santos e João Pedro Stédile, integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Leia mais: A segurança alimentar e o meio ambiente são nossos direitos

O evento é gratuito e será na Escola de Serviço Social no campus da Praia Vermelha, em Botafogo, na zona sul do Rio. Os participantes vão discutir os efeitos das alterações no clima na agricultura e como a agricultura familiar pode colaborar com a redução dos danos causados ao meio ambiente.

O debate faz parte da Semana do Meio Ambiente, que marca as atividades da UFRJ para a celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente. A programação conta com oficinas, mesas redondas e palestras sobre as mudanças climáticas e meio ambiente. 

A Semana do Meio Ambiente reúne profissionais das mais diversas áreas com o objetivo de promover a discussão sobre o meio ambiente de forma interdisciplinar e transversal. Ao trazer professores e pesquisadores, o objetivo é que sejam divulgados os conhecimentos acumulados nos últimos anos acerca dos impactos das mudanças climáticas na sociedade.

Leia também: No centro do Rio, moradores da Ocupação Manuel Congo criam restaurante Tuia Café

Coordenadora do Fórum, a professora Tatiana Roque disse que entre o assuntos abordados estão o negacionismo científico, a vulnerabilidade da população e as políticas públicas em prol do meio ambiente. Ele afirmou que o momento pede que a comunidade científica se aproxime da população.

"Temos que nos desencastelar, não podemos ser arrogantes. A crítica que sofremos na atualidade é justamente que temos uma comunicação muito elitista. Há um desequilíbrio sobre a percepção pública, sobre o consenso científico em relação ao aquecimento global provocado pela ação humana", disse ela.

O evento vai até a próxima terça-feira (14). Clique aqui para conferir a programação completa.

Edição: Eduardo Miranda