Rio de Janeiro

ARTES CÊNICAS

Peça "Morena", em cartaz nas lonas culturais do Rio, aborda o tema do colorismo no Brasil

Espetáculo gratuito questiona o silenciamento social e racial sofrido por pessoas negras de pele clara

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
colorismo teatro
Espetáculo tem elenco e produtores da Baixada Fluminense e faz parte do programa de fomento à cultura da Prefeitura do Rio - Juliana Cordeiro

Com a próxima apresentação nesta sexta-feira (10) na Arena Carioca Jovelina Pérola Negra, na Pavuna, zona norte do Rio, e em cartaz até 3 de julho, em outros espaços, o espetáculo teatral "Morena?" aborda a identidade racial e o colorismo no Brasil.

A peça parte da pergunta "Preta demais pra ser branca, branca demais pra ser preta?" para questionar o silenciamento social e racial sofrido por pessoas negras de pele clara em uma dramaturgia que aborda as vivências de duas mulheres negras e suas experiências de incerteza racial.

"Entendemos que é importante falar sobre ser colocado nesse não lugar e, ao mesmo tempo, sofrer com o racismo estrutural das mais diversas formas, bem como marcar posição em respeito à nossa identidade", afirma o diretor, Junior Capelloni.

Leia mais: “Tornar-se negra é uma conquista”: BBB, colorismo e relações raciais no Brasil

O espetáculo tem elenco e produtores oriundos da Baixada Fluminense, é realizado pela Onã Cultural e faz parte do Programa de Fomento à Cultura da Prefeitura do Rio de Janeiro.

A apresentação do dia 10 de junho, na Pavuna, contará com duas sessões, às 14h e 19h. Ao final, acontece uma roda de conversa com o tema  "Colorismo: como se enxergar em meio ao racismo?", com a presença das psicólogas Roberta Massot e Dayane Souza.

As apresentações na Pavuna, na Maré, em Realengo e em Madureira contam com a presença de um intérprete de libras. O espetáculo é gratuito, com retirada do ingresso nos locais de apresentação, mas o público pode fazer uso da colaboração consciente.

Confira as datas e locais:

10 de junho | 14h e 19h - Arena Carioca Jovelina Pérola Negra - Pavuna 
17 de junho, às 18h30 e 18 de Junho, às 19h - Lona Cultural Herbert Vianna - Maré 
2 de julho | 15h e 19h - Areninha Carioca Gilberto Gil - Realengo 
2 e 3 de julho | 15h e 19h - Arena Carioca Fernando Torres - Madureira

Edição: Eduardo Miranda