Rio Grande do Sul

IMUNIZAÇÃO

Rio Grande do Sul amplia vacinação contra a gripe para público em geral

Secretaria da Saúde liberou vacina para pessoas com mais de 6 meses de idade por baixa procura dos grupos prioritários

Brasil de Fato | Porto Alegre |
A vacina oferecida pelo Sistema Único de Saúde protege contra três cepas do vírus influenza: A H1N1 e A H3N2 e B - Foto: Marcelo Camargo/Agencia Brasil

Frente à baixa procura da vacina contra a gripe pelos grupos prioritários, os municípios do Rio Grande do Sul abriram a imunização para a população em geral. A partir de hoje (6), todas as pessoas com mais de seis meses de idade podem procurar as unidades de saúde de sua cidade para tomar sua dose. A vacina oferecida pelo Sistema Único de Saúde protege contra três cepas do vírus influenza: A H1N1 e A H3N2 e B.

A campanha nacional foi iniciada em abril para os grupos prioritários. O estado recebeu 5,1 milhões de doses, porém foram aplicadas cerca de 1,9 milhão, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES). A cobertura vacinal entre os grupos que se tinha uma meta de vacinação de 90% (crianças, trabalhadores na saúde, gestantes, puérperas, indígenas, idosos e professores) é ainda inferior a 50%.

O diretor adjunto da Vigilância em Saúde (DVS), órgão da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, Benjamin Roitman, destaca que a vacina da gripe pode ser feita de forma concomitante com outras vacinas pela maioria das pessoas. Ou seja, as vacinas contra a gripe e a covid-19 podem ser feitas no mesmo dia.

Apenas as crianças em idade para receber a vacina covid-19 (entre 5 e 11 anos) devem respeitar o intervalo mínimo de 15 dias entre as doses das duas vacinas. Quem teve covid-19 deve aguardar 28 dias a partir do início dos sintomas ou da coleta do teste de covid-19 para receber a vacina.

Cidades anunciam vacinação

Em Porto Alegre, 124 unidades de saúde estarão com a vacina disponível (confira os locais neste link). Além disso, uma unidade móvel estará, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, no Largo Glenio Peres, no Centro Histórico. Com a medida, a prefeitura pretende ampliar a proteção contra a gripe para a população antes da chegada do inverno.

No município de Pelotas, são mais de 40 pontos de vacinação espalhados por toda a cidade. Algumas unidades atendem de segunda a sexta-feira (confira os locais e horários neste link). Há também atendimentos aos sábados na Casa da Vacina (rua General Neto, 1.707 - das 10h às 15h) e no Trailer da Vacina na Fenadoce (av. Pinheiro Machado, 3.390).

Em Canoas, as doses estarão disponíveis em todas as unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com distribuição de senhas até as 16h45. Neste link a prefeitura informa os endereços das unidades de saúde.

Novo Hamburgo também informa que todas as unidades de saúde estão aplicando a vacina contra a gripe. Os horários variam conforme o funcionamento das unidades (confira os locais e horários neste link).

A prefeitura de Caxias do Sul informa que as unidades de saúde Cinquentenário, Cruzeiro, Desvio Rizzo, Eldorado, Esplanada, Reolon e Vila Ipê estarão aplicando as vacinas contra a gripe entre 8h às 19h. As demais unidades do município atendem entre 8h e 16h.

Procure a prefeitura de seu município para confirmar os locais e horários da aplicação da vacina contra a gripe.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

PRECISAMOS DO SEU APOIO

Brasil de Fato RS não cobra nenhum tipo de assinatura dos leitores, todas nossas informações são gratuitas. Por isso, precisamos do seu apoio para seguir na batalha das ideias.

CONTRIBUA através do PIX 55996384941 (celular), em nome do Instituto Cultural Padre Josimo.

A democratização da comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

 

Edição: Marcelo Ferreira