Rio de Janeiro

ALERTA

No estado do Rio, casos de dengue aumentam 177% nos 5 primeiros meses do ano

Municípios de Cambuci, Itaocara, Santo Antônio de Pádua e Cardoso Moreira estão entre os mais afetados pela doença

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
A dengue tipo 2 é predominante no estado, sendo registrada em 31 municípios, ou seja, 33,7% do território - Foto: divulgação/ Fiocruz

Os casos de dengue no estado do Rio de Janeiro tiveram um aumento de 177,6% nos cinco primeiros meses deste ano quando comparados com o mesmo período de 2021.

O levantamento da Secretaria de Estado de Saúde (SES) mostrou que, em relação a 2020, o aumento foi de 20,5% nos casos registrados. A análise faz parte do terceiro boletim epidemiológico de dengue de 2022, que compara as semanas epidemiológicas 01 a 19 (08.05 a 14.05) dos anos de 2020, 2021 e 2022.

Segundo a pesquisa, dos 4.178 casos registrados neste ano,1.672 foram notificados na capital, que tem taxa de transmissão de 24,8 por 100 mil habitantes. Quando esse índice ultrapassa 300 por 100 mil habitantes, considera-se um cenário de alta transmissão, ou epidemia. 

Leia mais: Doenças causadas pelo mosquito da dengue e covid-19: como diferenciar os sintomas?

As regiões Noroeste e Norte do estado apresentam alta transmissão sustentada da doença, com 1.328 casos nos cinco primeiros meses deste ano e a taxa de incidência ultrapassando o limite endêmico. 

Os municípios de Aperibé e Cambuci, na região Noroeste, apresentaram incidência maior de 500 por 100 mil habitantes. Já nas cidades de Itaocara, Santo Antônio de Pádua e Cardoso Moreira, na Região Noroeste, e Carapebus, na região Norte, o índice foi maior que 300. O sorotipo DENV-2 (dengue tipo 2) é predominante no estado, sendo registrado em 31 municípios, ou seja, 33,7% do território.

“Essa análise é importante para que possamos planejar as ações, porque o vírus tipo 2 da dengue circulou no estado em 2007 e 2008. Uma parte importante da população ainda não teve contato com esse sorotipo e, portanto, pode se contaminar. Existem quatro tipos de dengue, e as pessoas podem pegar os quatro“, explica o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

Leia mais: Casos de dengue aumentam 294% no Distrito Federal em 2022

Prevenção

A Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde informa que desenvolve ações de apoio às vigilâncias municipais no controle das arboviroses.

Segundo a Secretaria, ações de controle vetorial estão sendo realizadas nas nove regiões do estado, com distribuição de inseticida, monitoramento das visitas domiciliares realizadas pelos 92 municípios, envio de insumos e cadeiras de hidratação, treinamentos e capacitações presenciais, além de assessoramento das equipes municipais na investigação dos óbitos suspeitos causados por arboviroses, com base no Protocolo de Investigação de Óbitos por Arboviroses Urbanas, do Ministério da Saúde, e visitas pelas equipe do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) e vigilâncias epidemiológica e ambiental, entre outras ações.

O órgão destaca que é necessário que a população não se esqueça dos cuidados em casa, como limpar e esvaziar os pratos dos vasos de plantas, manter as caixas d’água, cisternas e outros recipientes de armazenamento d’água bem fechados, evitar deixar garrafas e pneus em locais onde possam acumular água, entre outras medidas. 
 

Edição: Jaqueline Deister